O pequeno-almoço é uma refeição muito importante, especialmente em crianças, pois ajuda-as a armazenar energia para toda a manhã e a satisfazer as necessidades de certos nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento. Como deve ser o pequeno-almoço de uma criança de 1 a 3 anos?

A importância de um bom pequeno-almoço

Muitas crianças apenas bebem um copo de leite antes de irem para o infantário passando horas sem comer hidratos de carbono, necessários para lhes proporcionarem a energia que necessitam para as suas atividades da manhã.

Quando as crianças não comem bem ao pequeno-almoço, não têm a energia e a vitalidade necessárias para enfrentar as atividades que devem realizar, nem física nem mental. A falta de pequeno-almoço afeta a capacidade cognitiva, especialmente a memória e a concentração. Depois de muitas horas de jejum, o cérebro acorda num estado de hipoglicemia, por isso é preciso ingerir alimentos para se ativar.

Além disso, as proteínas que ingerimos no pequeno-almoço são essenciais para realizar muitas funções do organismo e fortalecer o sistema imunológico, evitando infeções e doenças habituais nestas idades.

Por último, as crianças que não tomam o pequeno-almoço tomam menos ferro e têm mais probabilidades de que o seu índice de massa corporal (IMC) seja alto, o que é um sinal de que podem ter excesso de peso.

Por isso, devemos tirar tempo todas as manhãs para dar um pequeno-almoço completo às crianças que melhore a sua nutrição. Mesmo que signifique acordar 15 minutos mais cedo.

Qual é o pequeno-almoço ideal para crianças de 1 a 3 anos?

A composição nutricional recomendada é a que proporciona uma boa quantidade de hidratos de carbono, cálcio, vitaminas e fibras.

Por conseguinte, o pequeno-almoço ideal deveria ser constituído por:

Laticínios: ajudam a cobrir as necessidades de cálcio diárias e também são uma boa fonte de proteínas. O leite deve ser inteiro, pois eles precisam de cobrir o fornecimento de uma grande quantidade de gorduras importantes para o desenvolvimento adequado dos seus tecidos. O iogurte também é uma boa opção, uma vez que providencia microrganismos benéficos para o sistema digestivo e para as defesas. O iogurte deve ser natural e sem adição de açúcar. Também podemos oferecer-lhe queijo. Um queijo suave, com pouco sal, como o queijo semicurado, fresco, etc. 

Cereais: proporcionam os hidratos de carbono de onde se extrai a glicose, o principal combustível para o organismo. É melhor integrais e sem açúcares adicionados. Espelta, aveia, trigo, milho, arroz… há muitas opções diferentes. 

Fruta: fornecimento de energia, vitaminas, minerais e fibra. Eles são melhores inteiros do que em sumo, mas às vezes também lhe pode oferecer-lhe um sumo natural.

Proteínas (peru, ovo, frutos secos, sementes): são indispensáveis para o correto funcionamento das células, proporcionam muitos nutrientes indispensáveis e energia.

O pequeno-almoço deve representar cerca de 25% do fornecimento diário de energia.

Dicas para um bom pequeno-almoço

  1. Acorde o seu filho mais cedo para que possam passar 20 a 30 minutos a tomar o pequeno-almoço calmamente, sentados à mesa. A pressa pode dificultar a digestão e a absorção de nutrientes.
  2. Seja um bom exemplo e sente-se com ele para comer o pequeno-almoço.
  3. Evite a televisão como ruído de fundo. É melhor aproveitar este momento para falar do que vão fazer nesse dia, contar-lhe alguma história, que lhe conte algo da sua escola…
  4. Pode dar-lhe algumas opções para o pequeno-almoço, mas sempre saudável.
  5. Não lhe apresente sempre o mesmo pequeno-almoço, varie.
  6. Se lhe custa beber leite, pode deixá-lo para o lanche e dar-lhe um iogurte. Ou oferecer-lhe leite de crescimento, que é geralmente mais do gosto das crianças desta idade e, além disso, fornece-lhe uma grande variedade de nutrientes essenciais. 
  7. Evite os bolos e os doces.

Exemplos de pequenos-almoços saudáveis:

  • Um iogurte natural com uma mão cheia de frutos secos moídos e uma fruta de época.
  • Um copo de leite com torradas de pão com azeite e tomate ralado.
  • Uma peça de fruta, um copo de leite e pão integral com abacate.
  • Leite com aveia e uma banana. 
  • Um copo de leite, uma tigela de morangos e um ovo cozido.
  • Sumo de laranja natural, queijo fresco com mel e canela e meia sanduíche de peru.
  • Um copo de leite e barritas de aveia e laranja.
  • Um copo de leite, torrada de queijo fresco com mel, nozes moídas e uma pera.

Nos fins de semana ou feriados pode oferecer-lhe pequenos-almoços mais especiais, mas também saudáveis, como biscoitos caseiros, biscoitos caseiros de iogurte e limão, espetos de frutas, panquecas caseiras com frutos vermelhos, etc.

Fontes:

Blog EnFamilia de la AEP: “Al colegio, no sin desayunar” https://enfamilia.aeped.es/vida-sana/al-colegio-no-sin-desayunar

Importancia del desayuno en el rendimiento intelectual y en el estado nutricional de los escolares http://www.5aldia.org/datos/60/PDF_3_8211.pdf