O ferro desempenha um papel vital no crescimento do seu filho, em particular no desenvolvimento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. O crescimento e a aprendizagem constantes do seu filho justificam a importância de ingerir uma quantidade suficiente de ferro todos os dias – necessita de uma quantidade de ferro quase 5 vezes superior à sua (relativamente aos tamanhos de ambos).

Embora o ferro se encontre em muitos alimentos, as crianças pequenas correm sempre o risco de não ingerirem o suficiente. Atualmente, mais de 50% das crianças entre um e três anos de idade não ingerem a quantidade recomendada de ferro nas dietas, e o resultado é que se sentem debilitadas e cansadas. Os défices mais graves de ferro podem mesmo provocar graves problemas de saúde e desenvolvimento.

Fontes de ferro

Há dois tipos diferentes de ferro – hémico e não hémico.

O ferro hémico é absorvido mais facilmente pelo corpo e é possível encontrá-lo em alimentos como:

  • Frango
  • Sardinha
  • Bovinos
  • Cordeiro
  • Mexilhão
  • Ostras
  • Amêijoa

Alimentos que são boas fontes de ferro não hémico:

  • Espinafres
  • Brócolos
  • Lentilhas
  • Damascos secos
  • Feijões cozidos
  • Pão integral

Todos estes alimentos com ferro não hémico apresentam elevado teor de ferro, mas este não é absorvido à mesma velocidade do ferro hémico.

De quanto ferro é que uma criança pequena necessita?

 

A ingestão diária recomendada de ferro da criança pequena (entre 1 e 3 anos) é de 6,9 mg; este valor representa 2 doses de proteína animal ou 3 doses de proteínas não lácteas ou vegetais.

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