As crianças mais pequenas (um a três anos) crescem e desenvolvem-se rapidamente. Por isso, necessitam de quase três vezes mais cálcio do que um adulto (relativamente ao tamanho).

O cálcio contribui para:

  • Ossos saudáveis
  • Desenvolvimento muscular
  • Dentes fortes
  • Regulação das funções nervosa e muscular, incluindo o batimento cardíaco

Nesta fase, a criança necessita de cerca de 2-3 doses diárias de alimentos ricos em cálcio. Os alimentos ricos em cálcio são sobretudo os produtos lácteos, mas as nozes, os legumes verdes e o peixe também contêm pequenas quantidades de cálcio. Também é possível adicionar cálcio a leite não lácteo como leite de soja, arroz e amêndoa.

Principais fontes de cálcio:

  • Leite (leite gordo/com toda a gordura))
  • Queijo – os miniqueijos são bons para as mãozinhas da criança de tenra idade
  • Iogurte
  • Legumes de folhas verdes como brócolo e couve
  • Tofu
  • Vários tipos de sardinhas (peixe com espinhas)
  • Exemplos de tamanhos de doses de cálcio para crianças entre um e três anos de idade (abaixo está uma dose)
  • 1 chávena de leite (não mais do que 600 ml por dia porque as crianças nesta fase facilmente se enchem de leite e acabam por não ter espaço para outros nutrientes essenciais)
  • 1 embalagem pequena de iogurte
  • 1 fatia de tofu (20 g)
  • 1 pedaço de queijo do tamanho de uma caixa de fósforos

É fácil introduzir cálcio nas refeições do seu filho sem que ele se aperceba, basta habituar-se a colocar queijo ralado em qualquer alimento. Substitua a água por leite quando fizer panquecas, sopa ou chocolate quente.

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