A vitamina D também é conhecida como a vitamina da luz solar! Isto deve-se ao facto da fonte mais natural e eficiente de vitamina D ser a radiação UVB da luz solar direta (a radiação UVB não passa através do vidro). O corpo humano produz vitamina D em resposta à luz solar direta na pele, mas também pode ser absorvida a partir de alimentos e suplementos.

O papel da vitamina D

A vitamina D regula os níveis de cálcio e fósforo no corpo, essenciais para o desenvolvimento ósseo, muscular e dentário do seu filho. Além disso, suporta o sistema imunitário da criança no combate às infeções. A falta prolongada de vitamina D na criança pode provocar raquitismo, uma doença caracterizada por ossos moles ou fracos. Há alguns riscos futuros para a saúde associados ao défice de vitamina D; entre estes conta-se a asma, as alergias, a doença cardiovascular e a diabetes de tipo 1 e 2. Ao garantir que o seu filho ingere a quantidade certa de vitamina D, pode contribuir ativamente para reduzir o risco destes problemas.

Vitamina D no inverno

No inverno diminui a quantidade de radiação UVB que chega à superfície da Terra. Se além disso existirem muitos dias com chuva, é bem possível que o seu filho não receba luz solar suficiente para manter os níveis de vitamina D adequados. Durante estes períodos é importante satisfazer as necessidades da criança em vitamina D com alimentos e suplementos.

Alimentos que contêm vitamina D

A melhor fonte de vitamina D é constituída por peixes gordos como o salmão, a sardinha, a truta, o arenque e a cavala. Contudo, é possível que o peixe gordo contenha baixos níveis de contaminantes que podem acumular-se no corpo, pelo que não deve dar ao seu filho mais de 2 doses de peixe gordo por semana. Outros alimentos que contêm vitamina D incluem carne vermelha, fígado e gema de ovo. Procure também alimentos enriquecidos com vitamina D; pode encontrá-los em cereais para o pequeno-almoço, na maior parte dos cremes gordos para barrar e em alguns leites, dependendo da parte do mundo onde vive. Não se esqueça de verificar os rótulos.

Suplementos

Na maior parte das farmácias ou supermercados, pode adquirir suplementos de vitamina D, que se apresentam muito provavelmente sob a forma de gotas ou gomas para o seu filho. A quantidade recomendada para o bebé varia entre 7-10 microgramas por dia. O leite de crescimento é enriquecido com vitamina D contribuindo para a ingestão quotidiana do seu filho, pelo que deve falar com um profissional de cuidados de saúde antes de lhe dar qualquer suplemento.

Leave a Replylascia un commento