O bebé faz meio ano e, nestes meses, conseguiu um grande avanço no seu desenvolvimento motor, emocional, verbal… Além disso, nesta idade inicia-se a alimentação complementar à amamentação, um grande passo na sua vida.

Desenvolvimento físico do bebé aos 6 meses

Com meio ano, o bebé pesa cerca de 7,5 quilos (mais ou menos o dobro do que pesava ao nascer) e mede cerca de 68 cm, embora isso dependa do seu percentil e do seu crescimento. O importante é que cresça de acordo com o seu percentil, portanto, não há motivo para preocupação se pesar ou medir menos, desde que tenha engordado conforme o esperado.

A cor dos olhos do bebé vai-se definindo e tornando-se definitiva à medida que a melanina se deposita na íris.

A partir dos 6 meses, geralmente começam a surgir os dentes de leite. Os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores e, um pouco mais tarde, os superiores. No entanto, não é motivo para preocupação se demorarem a surgir, pois é considerado normal até aos 18 meses. A erupção dos dentes de leite pode causar desconfortos como inflamação das gengivas, dor, vermelhidão, excesso de salivação… para acalmar, pode-se oferecer um mordedor frio ao bebé.

Desenvolvimento motor do bebé de 6 meses

A parte superior do corpo do bebé tem muito mais força, permitindo-lhe permanecer sentado sozinho, sem apoios, por alguns minutos.
Se estiver de barriga para baixo, o bebé já é capaz de se sentar, apoiando-se nas mãos. Estando de barriga para cima, consegue levar o pé à boca, atividade que em breve se tornará uma das suas preferidas.

Também é capaz de se virar em ambas as direções, passar objetos de uma mão para a outra, balançar-se para frente e para trás, suportar o seu peso sobre as pernas quando colocado de pé, levantar a cabeça quando deitado de costas, agarrar objetos pequenos fazendo pinça com o polegar, segurar o seu biberão com as mãos, entre outras coisas.

Desenvolvimento cognitivo e emocional aos 6 meses

Nesta idade, o bebé começa a expressar suas emoções por meio de gestos e sons para chamar a atenção e comunicar as suas necessidades. Estende as mãos para ser pego. Também responde às emoções dos outros.

Reconhece rostos familiares, não apenas dos pais, mas também de outras pessoas que veja frequentemente. Por isso, pode chorar se deixado com pessoas desconhecidas.

O bebé gosta de brincar e olhar-se ao espelho.

A sua linguagem também evoluiu significativamente. Já reconhece o seu nome e responde ao ser chamado com gestos ou sons.

Pronuncia algumas sílabas com clareza, como “ba”, “da” e “ka”. Os seus gritos têm tons altos e baixos, e aparece o som nasal.

Emite sons em resposta aos ruídos que ouve.

Alimentação do bebé aos 6 meses

A partir dos 6 meses, o aleitamento exclusivo, seja ele materno ou com leite de fórmula para lactentes, não é suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do bebé, especialmente em relação a certos nutrientes como o ferro. Além disso, o seu sistema digestivo já amadureceu o suficiente para tolerar muitos outros alimentos, sendo assim a altura de iniciar a alimentação complementar.

Importante, a alimentação é denominada complementar porque deve complementar o leite, que continua sendo o principal alimento nesta etapa de transição.

É o momento de introduzir novos alimentos, podendo começar por frutas, legumes, carnes magras, peixes, ovo ou cereais. A ordem de introdução não importa, o essencial é esperar pelo menos 3 dias entre a introdução de um novo alimento e outro para identificar possíveis reações alérgicas.

Os alimentos podem ser oferecidos triturados, em forma de papa ou puré, ou em pedaços pequenos, sendo estes últimos macios e fáceis de comer.

Sono do bebé aos 6 meses

Nesta idade, a maioria dos bebés começa a eliminar as tomas noturnas e passa a dormir sem comer durante a noite, embora cada bebé tenha o seu ritmo e alguns possam manter alguma toma por mais tempo.

Isso significa que o bebé pode começar a dormir muitas horas seguidas à noite, ainda que o seu sono continue a ser leve e possa acordar e choramingar por diversos motivos, como perder a chupeta ou ter dificuldade para voltar a dormir.

Apesar de tudo, a partir dos 6 meses, é normal que os bebés durmam mais horas seguidas durante a noite, totalizando cerca de 16 horas de sono, incluindo 3 sestas diárias.

Se o bebé já dorme continuamente ou pelo menos não realiza tomas noturnas, pode ser mudado para o seu quarto, embora essa seja uma decisão pessoal, podendo permanecer no quarto dos pais se assim preferirem.

Como estimular um bebé de 6 meses?

  • Dê-lhe abraços, beijos e muitas carícias, deixando que o bebé toque no seu rosto e tente retribuir os carinhos.
  • Repetir frequentemente o nome do bebé para que aprenda a reconhecê-lo.
  • Faça-lhe cócegas e caretas divertidas para que se ria consigo.
  • Coloque o bebé deitado de barriga para baixo numa superfície sólida para o incentivar a gatinhar.
  • Utilize um espelho aproximando-o e afastando-o do campo de visão do bebé.
  • Colocar muitos brinquedos numa cesta ou caixa e permitir que o bebé os retire e coloque de volta.
  • Brincar de cu-cu ou esconder-se atrás de um pano, isso irá encantá-lo e fazê-lo rir.
  • Posicionar o bebé a cavalo nas pernas, segurando suas mãos, e movimentar as pernas para cima e para baixo, variando a velocidade, para provocar gargalhadas.
  • Leia-lhe histórias todos os dias antes de dormir, permitindo que o bebé toque nos livros, os observe, etc.

 

Fontes:

UNICEF: Hitos en el desarrollo de tu bebé a los 6 meses.

Ajram, Dr. Jamil, Tarés, Dra. Rosa María (2005), El primer año de tu hijo, Barcelona, Ed. Planeta.

Stoppard, Dra. Miriam (2006), Padres primerizos, Barcelona, Pearson.