O seu bebé é único e desenvolverá as suas habilidades comunicativas ao seu próprio ritmo. Por isso, não deve compará-lo com as outras crianças da creche ou do parque. A capacidade de falar irá adquirindo gradualmente e pode variar muito. Antes de que possa sequer dizer as suas primeiras palavras, captará o seu tom e a sua linguagem corporal. O cérebro do seu filho é como uma pequena esponja e aprenderá imitando-o a si e aos que o rodeiam. Portanto, para ajudar a desenvolver a sua fala, fale-lhe tanto quanto possa.

A cronologia do que espera

Quando o seu bebé tiver entre três e quatro meses, começará a chorar menos e pode balbuciar alguns sons como “baba” ou “yaya”.

Começará a experimentar com o tom da sua voz por volta dos quatro ou cinco meses, rir-se-á quando lhe fizer caretas ou sons engraçados e usará sons para chamar a sua atenção. Se o seu filho não produzir nenhum som vocálico ou não mantiver o contacto visual, deve falar com um profissional de saúde nesta fase.

Entre os sete e doze meses, dar-se-á conta de que começa a imitá-lo com diversos balbucios. Pode fingir que mantém uma conversa com ele e pode que entenda determinados objetos com os quais esteja familiarizado como brinquedos ou roupa.

Quando completar os doze meses, pode que já tenha dito as suas primeiras palavras (ou talvez não, depende do seu bebé). De qualquer forma, é melhor que não espere demasiado do seu bebé porque não será capaz de pronunciar as suas primeiras palavras de forma muito clara. De facto, as crianças não costumam ser entendidas completamente até que completem os quatro anos.

Com quinze meses, começarão a adicionar gestos com as mãos ao que dizem e pode que sejam capazes de dizer até seis palavras.

Aqui tem alguns conselhos para ajudar o seu bebé a desenvolver a sua fala:

  • Fale com ele tanto quanto possa durante todo o dia, aponte-lhe coisas simples, dê um passeio com ele e mostre-lhe objetos e cores novos. Isto servirá também para aprender sobre o ambiente em que vivem.
  • Leia livros com ele e vá mostrando e contando o que aparece nos livros ilustrados, aponte-lhe as coisas que conhece.
  • Fale com ele enquanto brincam juntos. Os blocos de construção são um bom brinquedo para isto, já que o encorajam a aprender muitas palavras como adjetivos (azul, alto), advérbios (acima, abaixo) ou verbos (construir).
  • Cantar-lhe canções infantis também favorece que aprenda novas palavras de forma divertida.
  • Continue as palavras que diz, por exemplo: se diz “pato”, diga-lhe: “Sim, um pato amarelo”.
  • Elogie-o quando diz algo, não se foque nos erros.
  • Aprenderá observando os seus lábios também, então coloque-se à sua altura quando lhe falar.
  • Se lhe oferecer opções como azul ou amarelo, encoraja-o a usar essas palavras.
  • Elimine as distrações quando lhe fala, desligue a televisão e centre a sua atenção na conversa que mantêm.
  • Se o encorajar muito, gerará confiança para que diga novas palavras e participe nas conversas.