O seu bebé é maravilhosamente único e vai desenvolver as suas capacidades de fala seguindo o seu próprio ritmo. Por isso, não deve compará-lo com outras crianças no recreio ou no parque. A fala é uma capacidade que vai aparecendo gradualmente e que pode variar muito. Antes mesmo de começar a pronunciar as primeiras palavras, o bebé começa a apanhar o tom e a linguagem corporal da mãe. O cérebro do bebé é como uma esponja, e ele vai aprender imitando a mãe e aqueles que a rodeiam. Assim, para ajudar a desenvolver a fala do seu bebé, experimente falar com ele o mais possível.

Uma linha temporal para saber o que esperar

Quando o seu bebé tiver 3 ou 4 meses, começa a chorar menos e talvez emita alguns sons como baba ou iá-iá.

Pelos 4 a 5 meses, o bebé começa a experimentar a entoação da voz, rindo em resposta a rostos ou ruídos divertidos e recorrendo a sons para chamar a sua atenção. Se o seu bebé não vocalizar ou se não estabelecer contacto visual nesta fase, convém consultar um profissional de saúde.

Entre os 7 e os 12 meses de idade, irá verificar que o bebé começa a imitá-la com uma grande variedade de sons. Pode fingir manter conversas com ele, e é possível que ele compreenda quando menciona alguns objetos que lhe são familiares, como brinquedos e roupa.
Pelos 12 meses, o bebé já pode ter pronunciado as primeiras palavras (ou não, depende do próprio bebé). De qualquer forma, é melhor não ter expectativas elevadas em relação ao seu bebé porque ele não vai ser capaz de pronunciar as primeiras palavras com clareza. Não é expectável que as crianças se façam entender na totalidade antes dos 4 anos de idade!

Aos 15 meses, o bebé começa a acompanhar as palavras com gestos, podendo mesmo dizer até 6 palavras.

Algumas sugestões para ajudar o seu bebé a falar:

  • Fale com ele o mais que puder ao longo do dia, aponte para coisas simples, dê uma volta e mostre-lhe novos objetos e cores. Desta forma está também a ensinar o bebé acerca do ambiente em que vive.
  • Leia livros com o bebé e fale com ele enquanto lhe mostra livros com imagens, indicando-lhe coisas familiares.
  • Fale com ele enquanto brincam juntos. Os blocos de construção são um bom brinquedo porque incentivam um leque de palavras como nomes (azul), adjetivos (alto) e verbos (construir).
  • Cantar canções infantis transforma a aprendizagem de novas palavras num divertimento.
  • Acompanhe as palavras que ele diz, por exemplo se o bebé disser “pato”, diga-lhe “sim, um pato amarelo”.
  • Elogie o bebé quando ele diz alguma coisa, não se centre nos erros.
  • O bebé também aprende observando os seus lábios, por isso coloque-se ao nível dele quando falam.
  • Oferecendo-lhe uma escolha entre azul e amarelo, por exemplo, encoraja-o a utilizar novas palavras.
  • Afaste qualquer distração quando fala com o bebé, desligue a televisão e concentre-se nas conversas do bebé.
  • Se o encorajar bastante, está a transmitir-lhe a confiança de que ele necessita para dizer novas palavras e entrar nas conversas.

Leave a Replylascia un commento