Durante o primeiro mês de vida, parece que o recém-nascido só dorme, come e chora, mas a verdade é que já nestas 4 primeiras semanas vai avançando no seu desenvolvimento. Descubra como é o primeiro mês do seu bebé.
Desenvolvimento físico do primeiro mês
Os recém-nascidos pesam entre 2,8 e 3,8 quilos ao nascer. Nos primeiros dias após o parto perdem cerca de 10% do seu peso corporal e só começam a recuperar 10 dias depois. Por isso, no final deste mês o seu peso está entre 3,5 e 4,5 quilos.
Quanto ao seu comprimento, medem cerca de 50 cm e crescem entre 3 e 4 cm neste primeiro mês.
Os seus primeiros dias são fundamentais para se adaptarem ao novo ambiente. Eles têm que aprender a respirar, chupar, chorar, dormir, etc. Tudo é novo para eles, por isso os primeiros dias podem ser mais complicados até que eles vão conseguindo um ritmo regular. Para o ajudar, é fundamental seguir rotinas e horários sempre que possível, embora respeitando a alimentação a pedido.
A cabeça do recém-nascido é grande e pesa muito e, como não tem força no pescoço, não pode segurá-la, por isso deve agarrá-la com muito cuidado e segurá-la sempre com uma mão. A sua pele é translúcida e notam-se as suas veias e é possível que nasça com a cara muito vermelha do esforço do parto.
Não vê com nitidez nem distingue bem objetos a mais de 25 cm. Além disso, distingue melhor as cores branco, preto e vermelho.
Os reflexos do bebé
O bebé nasce com uma série de reflexos primários que são fundamentais para o seu desenvolvimento. Os mais importantes são:
- Reflexo de busca: se acaricia a bochecha do bebé, ele vira a cabeça nessa direção abrindo a boca. É um reflexo fundamental para segurar o peito ou mamar.
- Reflexo de sucção: quando fecha os seus lábios na tetina ou no mamilo, começa a succionar. O reflexo de sucção tem a máxima resposta aos 20-30 minutos após o parto, por isso aconselha-se colocar o bebé à mama logo após o nascimento para favorecer a amamentação.
- Reflexo de sobressalto: perante um movimento brusco ou um som forte, sobressalta-se, chora e dá pontapés.
- Reflexo de preensão palmar: ao colocar um dedo entre as suas mãos, fecha-a com força e agarra-o com força.
- Reflexo de marcha reflexa: se o segurar com a planta de um dos seus pés apoiada numa superfície firme, o bebé tem a tendência a dar um passo com o outro pé.
Marcos de desenvolvimento no primeiro mês
- Leva a mão à boca.
- Está mais atento e acordado a cada dia.
- Move o corpo com mais coordenação.
- Move a cabeça ao ouvir a sua voz na direção do som.
- Move a cabeça de um lado para o outro deitado de cabeça para baixo.
- Levanta a cabeça uns segundos quando deitado de barriga para baixo.
- Focaliza a uma distância de 25 a 30 cm. Prefere os rostos humanos.
- Acalma quando fala ou canta para ele.
- Reconhece um objeto que lhe mostre, esconda e volte a mostrar segundos depois.
- No final do primeiro mês começa o sorriso social, um sorriso involuntário que surge como resposta a um sorriso seu, embora lhe pareça o mais maravilhoso do mundo.
Quando me devo preocupar?
Se, no final do primeiro mês, observar estes sinais, deve consultar o seu profissional de pediatria:
- Succiona pouco e come muito devagar.
- Não pisca os olhos perante uma luz brilhante.
- Sem foco, não segue com a vista um objeto próximo.
- As suas extremidades estão rígidas e não se movem ou parecem muito moles.
- A sua mandíbula treme mesmo quando não chora nem grita.
- Não responde a sons altos.
Desenvolvimento da linguagem no primeiro mês do bebé
Os bebés comunicam com os seus pais desde que nascem por meio dos seus gestos, seus gritos e o choro. Neste primeiro mês eles emitem sons muito guturais e, na quarta semana de vida, ele pode começar a fazer um som parecido com “aj”.
Como é o sono do bebé de um mês?
Durante estas primeiras semanas os bebés dormem entre 16 e 20 horas por dia, mas não de seguida. O habitual é que acordem a cada 2 horas para comer, embora alguns comam mais frequentemente e outros possam aguentar até 3 horas seguidas a dormir.
Durante a gravidez dormia de dia e ficava mais acordado à noite, por isso não segue os ciclos de dia e noite dos adultos. Só depois de algumas semanas é que ele vai começar a respeitar os ciclos de sono e vigília marcados pela luz e escuridão. Para o ajudar é bom que durante o dia durma com mais luz e ruídos e à noite às escuras e em silêncio.
Não se admire que ele faça muito barulho durante o sono, ou que a sua respiração seja curta durante alguns segundos, é normal nos bebés. É que os adultos fazem 20 respirações por minuto e as crianças entre 40 e 60, por isso respiram tão rápido e agitadamente.
A alimentação do bebé no seu primeiro mês de vida
Tanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) como as associações de pediatria recomendam a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida, já que é o melhor alimento para o pequeno.
Mas se você não pode ou não quer, você pode optar por leites de fórmula para lactentes de início de vaca ou de cabra e o biberão.
Quer o bebé seja alimentado com aleitamento materno quer com aleitamento artificial, há que respeitar a alimentação a pedido, isto é, alimentar o bebé quando ele pedir, sem horários fixos.
Outras dicas para cuidar do bebé de um mês
- Mantenha o cordão umbilical seco e troque a gaze frequentemente até que este caia, entre os 10 e os 15 dias de vida.
- O banho diário não é necessário, basta dar-lhe banho a cada 2 dias, mas ajuda a criar rotinas.
- Passeie-o todos os dias.
- Incentive o desenvolvimento do vínculo com seu filho com massagens, carícias, canções, dando-lhe colo, etc.
- Mude a fralda muitas vezes, o normal é ele fazer xixi entre 8 e 10 vezes por dia e cocó depois de cada toma, embora haja crianças que fazem cocó apenas uma vez por dia e também é normal.
- Vista-o com roupas confortáveis, largas e de fibras naturais.
Como estimular o bebé de um mês?
- Coloque um carrocel de berço sobre sua a cabeça e gire-o para estimular a sua visão.
- Troque o seu berço de lugar para que tenha diferentes vistas.
- Cante cantigas de adormecer.
- Dobre e estique suavemente os seus joelhos e pernas ao mudar a fralda.
- Coloque um espelho perto do seu rosto para que se possa ver.
- Coloque-o alguns momentos de barriga para baixo numa superfície firme para ajudar ao desenvolvimento dos seus músculos.
Fontes:
Ajram, Dr. Jamil, Tarés, Dra. Rosa María (2005), El primer año de tu hijo, Barcelona, Ed. Planeta.
Nieto, Marianela; Hernández, Manuela (2009), Ya estoy en casa. Preguntas y respuestas clave para el cuidado del bebé. Eduforma.
Stoppard, Dra. Miriam (2006), Padres primerizos, Barcelona, Pearson.