Uma das principais preocupações dos pais é a alimentação do bebé.

Surgem muitas dúvidas e inquietações à volta deste tema: Estamos a alimenta-lo bem?, fica com fome?, está a beber a quantidade suficiente de leite?

Em primeiro lugar, o devemos ter em conta, é que não existe uma regra exata que sirva para todos os bebés. Cada bebé tem necessidades diferentes e um ritmo distinto de alimentação e é o pediatra que nos deve aconselhar neste sentido.

No entanto, existem uma serie de indicadores que nos ajudam a orientar e a saber se o nosso bebé se está a alimentar corretamente.

Aleitamento Materno

A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida do bebé uma vez que o leite materno contem todos os nutrientes necessários para o correto desenvolvimento do bebé.
O aleitamento materno deve ser sempre a pedido, ou seja, cada vez que note que o bebé tenha fome ou chora. Durante os primeiros meses de vida do bebé as tomas realizam-se a cada 2 horas mais ou menos. À medida que vão crescendo, e até que comecem com alimentação complementar, as tomas espaçam-se entre 3-4 horas durante o dia e até 6 horas durante a noite.

Quando amamenta não se pode determinar com exatidão que quantidade de leite está a beber, mas pode ter em conta o seguinte para saber se o está a fazer corretamente:

  • Pelo menos um dos peitos (geralmente no que mama primeiro) esvazia-se completamente. O leite final é o mais nutritivo porque é rico em gorduras e é mais calórico.

O bebé demora cerca de 10 minutos a mamar em cada peito. Em 5 minutos extrai todo o leite e nos outros 5 minutos fica a beber o leite do final da toma. Este ponto não é norma, depende do ritmo do bebé já que há bebés mais lentos.

Aleitamento com Fórmula Infantil

Se o seu bebé bebe o leite no biberão é mais fácil determinar a quantidade de leite que lhe dá. Mesmo assim deve seguir as indicações do pediatra tendo em conta as necessidades do seu bebé. Há fórmula que dá a indicação de que se deve dar 74ml de leite por cada 450gr. de peso por dia.

Assim sendo, se o seu bebé pesa 4.000 gr. A quantidade diária de leite que deve beber é de 658ml repartida em cerca de 6 tomas durante as primeiras semanas.

Nesta tabela poderá ter uma orientação acerca da quantidade de leite por biberão e o numero de tomas segundo a idade do bebé.

Tenha em consideração que esta tabela é apenas para orientação e deve seguir as indicações do seu pediatra pois ele conhece muito melhor as necessidades do seu bebé.

Para saber se o seu bebé se está a alimentar corretamente deve ter em conta o seguinte:

  • Que cresce e ganha o peso adequado semanalmente
  • Por muito que insista, se não quer beber mais é porque já ficou satisfeito
  • Se chora após a toma ou está inquieto
  • A frequência ou consistência das fezes.

Leave a Replylascia un commento