Um bebé recém-nascido é sempre motivo de alegria. Chega ao lar com a sua inocência e com a sua forma de descobrir o mundo. Para eles, é muito importante que, desde o seu primeiro choro ao nascer, conte com o melhor dos cuidados. Desta forma, poderá enfrentar o mundo forte e saudável.

Hoje, damos-lhe uns conselhos básicos que serão úteis para que o cuidado higiénico do seu bebé durante o primeiro mês de vida se desenvolva com total normalidade e da melhor maneira possível.

A Pele

É importante dar banho diariamente ao bebé, ainda que não se deva submergi-lo na água até que o cordão umbilical caia. Quando chegar o momento, a temperatura ideal da água para este banho é de 36-37º.

Até que aconteça o desprendimento do resto do cordão, podemos utilizar esponjas humedecidas com água tépida ou leite de limpeza para bebés. Pode ver como cuidar do cordão umbilical aqui.

Quando o bebé estiver limpo, devemos seca-lo com cuidado, já que a humidade pode dar lugar a infeções. Temos que prestar atenção às pregas da pele e às zonas entre os dedos, assim como às zonas íntimas. Se notamos que a pele está ressequida ou irritada, deve-se aplicar uma loção hidratante ou um bálsamo nutritivo na pele do bebé.

As zonas íntimas

Antes de começar a limpar a parte genital, tem que se proceder à muda da fralda do bebé, assim como à limpeza do rabinho. Sempre que possível, devemos utilizar uma esponja com agua tépida ou toalhitas para bebés, ainda que estas últimas só se recomendem quando estivermos, por exemplo, fora de casa, já que podem irritar a pele do bebé. Igualmente, sempre que seja possível, devemos evitar o uso de sabonetes. Em vez disso, podemos aplicar um creme de uso diário para as irritações que o uso da fralda pode causar.

Com o rabinho já limpo, vamos limpar as suas zonas íntimas. Se é um menino, devemos puxar o prepúcio para trás, mas sem forçar, já que a maior parte dos bebés nascem com fimose. Por último, limpamos os testículos e o pénis. Se é uma menina, devemos prestar atenção à limpeza do rabinho, já que não devemos arrastar restos de fezes até à vagina. E quanto à vagina, tem que se lavar a zona entre os lábios, sem fazer muita pressão.

O cabelo

Não é necessário lavar o cabelo dos recém-nascidos com shampoo, pois têm um cabelo muito fino que fica limpo só com água. No entanto, à medida que começa a crescer devemos usar um shampoo adaptado a bebés.

Como deve ser este shampoo? Pouco agressivo, sem demasiados componentes químicos que possam danificar o seu couro cabeludo – recordemos que têm uma pele mais sensível que a dos adultos. Para aplica-lo, podemos usar uma esponja humedecida.

Se o bebé tem crostas lácteas, ou seja, uma erupção do couro cabeludo, recomenda-se a aplicação um produto feito especificamente para esta situação. Podemos limpar a cabeça do bebé após 10 minutos.

Quando terminarmos de lavar e secar o cabelo, devemos penteá-lo com uma escova de cerdas macias, sempre com cuidado para não danificar o couro cabeludo. Se quiser pode usar agua de colónia, recomenda-se que a coloque na roupa do bebé e que não a use no seu corpo ou cabelo pois pode provocar irritações.

As unhas

As unhas devem cortar-se quando estiverem grandes, já que, sem querer, o bebé pode arranhar-se. Para elas, podemos utilizar uma tesoura especial para bebés, com bordas redondas, prestando muita atenção para não danificar a pele do bebé. Recomenda-se fazê-lo depois do banho, já que as unas estão mais moles, ou quando estão a dormir, para assim, evitar possíveis movimentos que possam causar problemas no corte.

A boca, o nariz e as orelhas

  • Depois de cada toma do bebé, deve-se limpar o interior da boca, podendo para isso utilizar-se uma gaze esterilizada com água tépida fervida, passando um dedo suavemente pelo interior desta. Para além disso, devemos limpar bem os lábios, já que o leite ou a saliva podem causar irritações.
  • Podemos limpar o nariz do recém-nascido com soro fisiológico. Para fazê-lo, devemos inclinar o bebé para trás e fazer-lhe um esguicho de ambos os lados (um esguicho em cada narina) durante 10-20 segundos. Em nenhuma circunstância devemos usar cotonetes.

Não é recomendável utilizar cotonetes para limpar as orelhas dos bebés, já que podem causar danos. Para esta limpeza, podemos usar uma gaze humedecida só pela parte exterior.

Leave a Replylascia un commento