A higiene dos dentes dos mais pequenos é fundamental para que cresçam fortes e saudáveis. Ainda que ao principio não os consigamos ver, aparecem nas gengivas muito cedo – sim, esses famosos aborrecimentos que fazem com que chorem desde muito pequenos –, por isso, para criar o hábito, podemos começar a lavá-los mesmo antes de se manifestarem. Como? Com uma gaze humedecida com água, duas vezes ao dia, no final da primeira toma do dia e mesmo antes de os pormos a dormir à noite.

uando o bebé já for um pouco maior, podemos começar a escovar as gengivas, ou os primeiros dentes que nasçam com uma escova para bebés.

A rotina parece fácil enquanto somos nós a fazer a lavagem, mas … como se devem lavar os dentes quando podem eles próprios fazê-lo? Que pasta deverão usar? Que escova é a mais adequada?

Hoje, damos resposta a todas estas perguntas que rondam a sua cabeça. Trazemos-lhe um manual fácil, para toda a família, para que os mais pequenos da casa aprendam a lavar os dentes da forma mais fácil e entretida.

Que escova utilizamos?

Uma escova de dentes infantil que se adapte, não só às características das crianças, como à sua força ou destreza com o manuseamento de objetos, mas também com os dentes. Devemos recordar que são dentes de leite e não têm a mesma força que os dos adultos.

A escova, por isso, deve ser pequena, para que caiba nas suas mãozitas, e de pelos suaves, para que não façam danos. Há que ter em conta que, enquanto não dominarem a técnica, podem estar mais expostos a possíveis feridas. Para além disso, se for possível, o ideal é encontrar uma escova com um cabo grosso, sobretudo na parte onde eles o agarram, para que possam utilizá-lo com segurança.

Adicionalmente, e isto só se estiver dentro das nossas possibilidades, podemos comprar uma escova que vá ao encontro dos gostos das crianças. Escolher uma escova de dentes com a sua cor favorita (verde, azul, amarelo…) ou o seu tema preferido (carros, princesas, animais…) pode ser uma boa forma de os motivar nesta nova rotina.

Com que pasta acompanhamos a escova?

Assim como a escova, a pasta de dentes deve ser específica para crianças, pois não podem usar a que os adultos usam no dia a dia. “Porquê?”, pergunta você. A resposta é simples: o dentífrico infantil tem os ingredientes mais suaves e, sobretudo, sem flúor; ou, pelo menos, não em tanta quantidade. Isto é importante, pois, durante os primeiros anos, até que aprendam a lavar os dentes na perfeição, as crianças costumam engolir a pasta com que se lavam os dentes, e isto pode resultar no aparecimento de manchas permanentes nos dentes, e nós não queremos isso!

Portanto, o importante num dentífrico infantil, é que não inclua fluoreto – pela razão que já apresentámos -, que seja segura se engolida e, por último, mas não menos importante, que tenha um sabor suave. Assim, as crianças não irão ver a ação de lavar os dentes como algo desagradável.

Agora que temos o que é necessário, como lavamos os dentes?

Com as ferramentas nas mãos, a escova numa e o dentífrico na outra, já estamos preparados para lavar os dentes como uns autênticos campeões. O processo é muito simples, e muito completo, mas vamos devagar para não nos esquecermos de nada:

  1. Molhamos a escova de dentes com água e adicionamos um pouco de pasta. Mas só um pouco! Não é necessário cobrir todos os pelitos com dentífrico.
  2. Começamos com a parte exterior dos dentes, com movimentos para cima e para baixo – nunca na horizontal. Podemos ir desde a borda da gengiva até ao fim do dente, e vice-versa, começando pelos dentes de trás. Cuidado com as gengivas!
  3. Para a parte interior dos dentes, fazemos exatamente o mesmo processo que descrevemos no ponto anterior.
  4. Agora, avançamos para a superfície dos dentes – a que nos permite mastigar. Neste caso, substituímos os movimentos verticais pelos movimentos horizontais, mas fazemo-lo da mesma forma: de trás para a frente.
  5. Quando acabarmos, temos que escovar a língua, de trás para a frente. É normal que, nas primeiras vezes, sintamos vontade de vomitar, mas, não se preocupes! Com o tempo, apenas sentirá uma língua muito limpa.
  6. O último passo é muito fácil: só temos que enxaguar bem a boca, secar a escova de dentes e deixa-la preparada para a próxima vez que a usarmos.

Compartilhe com seus amigos!

Leave a Replylascia un commento