Com o inverno já à porta mais vale estar prevenido e saber o que é melhor para que os nossos pequenitos não passem frio (ou calor) durante os meses de inverno.

“Posso sair à rua de inverno com o meu bebé? Como evito as alterações bruscas de temperatura? E se ele se mexe muito ou se destapa, o que faço?”. Muitas são as dúvidas que nos assolam quando temos um recém-nascido ou um bebé de pouca idade em casa e o frio chega. Embora os resfriados sejam comuns nesta época do ano e um bebé se poder resfriar-se varias vezes até ao ano de idade, o medo das constipações faz com que às vezes cometamos alguns erros como não sair para dar um passeio ainda que faça sol ou então resguarda-los em excesso.

Deixamos-lhe alguns conselhos a ter em conta para a ajudarem a passar este inverno sem grandes problemas para si e para o seu bebé:

Na rua:

  • Em geral, recomenda-se que o bebé leve uma camada a mais de roupa do que a que você vista, uma vez que ainda não é capaz de regular bem a sua temperatura corporal e para além disso os seus movimentos são mais limitados.
  • É melhor vesti-lo com várias camadas finasque se possam tirar, para evitar excesso de calor se entrar num espaço fechado ou muito protegido.
  • A melhor hora para sair para dar um passeio é nas horas centrais do dia. Para o carrinho, use um saco de inverno. Para o bebé, o melhor é vesti-lo com gorro e luvas. Os cachecóis não são recomendados, já que se podem prender e no pior dos casos causar asfixia.
  • Evitar as mudanças bruscas de temperatura, já que podem realmente provocar problemas de saúde do bebé.

Em casa:

  • A temperatura ideal em casa deve estar entre 20 e 22ºe a humidade a 50%. Pode-se usar um humidificador se o ambiente é muito seco.
  • Há que ter em conta que a calefação resseca muito a pele do bebé por isso deve-se manter uma boa higiene nasalcom a ajuda de soro e um aspirador nasal, assim como refrescar a pele com uma loção hidratante especial para bebés.
  • Na hora do banho, a temperatura da casa deve rondar os 24º e se for possível aqueça um pouco a sua toalha e pijama, com o cuidado de não aquecer em excesso, para evitar uma mudança brusca de temperatura.
  • Para dormir, é melhor usar pijamas de corpo inteiroque lhe cubram os pés. Se for muito mexido e se se destapa, talvez o melhor seja um saco de dormir.

Como sei que tem frio ou calor?

Os bebés tendem a ter as mãos e os pés frios, pelo que estes não são uma boa referência na hora de saber se o nosso pequenito tem excesso de frio ou de calor. A temperatura do bebé deve medir-se na zona da nuca, dos ombros e do pescoço. Se estas zonas estão excessivamente quentes e suadas ou, pelo contrário, frias à que atuar em conformidade. Alguns bebés ficam corados na zona das bochechas quando têm calor, pelo que deverão ser vigiados para evitar calor em excesso.

Leave a Replylascia un commento