Os reflexos são movimentos ou ações involuntárias. Alguns movimentos são espontâneos, e fazem parte da atividade normal do bebé. Outros são respostas a certas ações. Os reflexos ajudam a identificar a atividade normal e nervosa do cérebro. Alguns reflexos ocorrem só em determinadas etapas do desenvolvimento. Os seguintes reflexos são reflexos normais que podem ser observados em bebés recém-nascidos.

Reflexo da Sucção

Quando se toca na boca do bebé, o bebé começa a sugar ou a chupar. Os bebés prematuros podem ter uma fraca ou imatura capacidade de sugar porque este reflexo só fica completamente desenvolvido por volta das 36 semanas post ptde gestação.

Os bebés também têm o reflexo de “mão à boca” que tem a ver também com o efeito de sugar. Podem também sugar os dedos ou as mãos.

Reflexo de Marcha

Este reflexo também pode ser chamado de reflexo da dança ou dos passos porque o bebé parece que dá passinhos ou que dança com os pés tocam numa superfície solida quando é segurado na posição vertical.

Reflexo de Preensão Palmar ou Plantar

Ao pressionar-se a planta da mão do bebé, ele fecha os dedos imediatamente com bastante força. O mesmo acontece quando feito no pé. Este reflexo dura até o bebé ter 5 a 6 meses de idade.

Reflexo de Moro

O Reflexo de Moro normalmente é testado colocando o bebé numa posição quase sentada mantendo o suporte da cabeça. Deixa-se cair ligeiramente a cabeça para trás e depois segura-se a cabeça antes de esta bater a almofada ou tapete. Se ocorrer o reflexo Moro, o bebé deve parecer assustado e levanta as palmas das mãos para cima, com o polegar para fora. Quando o bebé é agarrado ele move os braços no sentido do corpo e fecha os braços.

Reflexo de Tonicidade Axial

Quando a cabeça do bebé é virada para um lado, ele estica o braço desse lado e o braço oposto dobra-se pelo cotovelo. Este reflexo dura até aos 6-7 meses.

Reflexo de Galant

Com o bebé deitado de barriga para baixo, passamos os dedos pelo tronco, por exemplo pelo lado direito e imediatamente o corpo curva-se para esse lado e vice-versa.

Reflexo de Escalar

Segurar o bebé debaixo dos braços, mante-lo erguido com as pernas suspensas. Se o baixarmos, e um dos pés tocar na mesa ou outra superfície, o bebé levanta o pé, dobra o joelho e afasta o pé da superfície.

Normalmente o pediatra usa estes e outros reflexos para colocar à prova a saúde do seu bebé. Claro que os pais também podem experimentar para verem a reação do seu “mais que tudo”.

Leave a Replylascia un commento