O processo de desmame é um elemento importante do desenvolvimento do bebé e deve ser feito com muita paciência.
O seu bebé vai aprendendo a passar de uma dieta totalmente líquida para purés, depois para refeições mais granuladas e, finalmente, para alimentos sólidos como as cenouras e os brócolos. Por vezes, pode necessitar de várias tentativas até que um novo sabor ou textura sejam aceites pelo bebé, pelo que não deve desistir se ele recusar a primeira vez. Se começar com alimentos saudáveis está a abrir ao seu bebé as portas de um futuro mais saudável.
Sinais de que o seu bebé está preparado:
- Sentar-se sozinho mantendo a cabeça ereta e conseguir movimentá-la consistentemente de um lado para outro
- Coordenar os movimentos das mãos, dos olhos e da boca
- Começar a colocar objetos na boca
- Mostrar interesse pela sua alimentação
- Fome depois da refeição normal
- Desinteresse pela amamentação
Se o seu bebé estiver a atravessar um período de crescimento acelerado (geralmente por volta dos 4 meses) vai utilizar mais energia, o que lhe aumenta o apetite. Mas não deve confundir este sinal como um sinal de que está pronto para o desmame. O bebé não deve ser desmamado antes dos 4 meses, porque o seu aparelho digestivo não está preparado para receber outro alimento que não o leite. Mas assim que o seu bebé chega aos 6 meses, já deve comer alimentos sólidos assim como beber leite materno. É um processo importante porque, quando o bebé atinge o ano de idade, o leite materno por si só já não chega para uma dieta equilibrada e saudável.
Começar pela introdução de purés de legumes
No início, o bebé sóirá comer pequenas porções de legumes em puré, pelo que o leite continuará a ser a sua principal fonte de nutrição.
Começar o desmame com legumes dá ao seu bebé um excelente início para que tenha uma alimentação saudável no futuro. É preferível começar com legumes mais amargos como brócolos, cherovia, espinafre e beterraba. Introduza um legume de cada vez para que o bebé se vá habituando a ele e fique a conhecer o sabor e a textura.
Se o seu bebé é apenas amamentado, é importante complementar com alimentos ricos em ferro como espinafre, brócolos, grão-de-bico e lentilhas.
Tenha presente que não deve adicionar mais nada (sal e açúcar) a estes alimentos – natural e simples é o melhor.
Ao longo destas refeições, dê-lhe água ou sumo de frutas diluído (1:10) para o manter hidratado.
A primeira refeição
- Comece com um rosto muito expressivo e satisfeito que tranquilize o seu bebé
- Comece com uma quantidade muito pequena de puré na ponta da colher, mostre-a ao bebé e diga-lhe o que vai comer/li>
- Leve a colher até à boca do bebé deixando no lábio inferior um pedacinho do puré
- Reproduza movimentos de lamber os lábios para encorajar o bebé a imitar e a saborear o puré
- Repita este processo colocando a seguir o puré no interior dos lábios, e a seguir na língua
- Incentive o bebé a abrir e fechar a boca dizendo “ahhh” à medida que a colher se aproxima e “mmm” para fechar
Aumente gradualmente as quantidades de puré enquanto o seu bebé está bem-disposto, mas é importante parar antes que ele perca o interesse ou fique aborrecido.
Aumentar a variedade e a textura
Quando sentir que o bebé está à vontade com os purés, comece lentamente a aumentar a textura e a dar-lhe pequenos pedaços de alimentos.
Leite e produtos lácteos
Evite dar ao seu bebé leite simples como bebida antes do ano de idade, porque vai saciá-lo mais sem lhe dar os nutrientes de que ele necessita.