Se não puder amamentar, pode optar por alimentar o seu bebé com biberão, extraindo o seu próprio leite ou com uma fórmula. Alguns bebés não terão qualquer dificuldade em aceitar o biberão, mas outros podem necessitar de um pequeno incentivo.

Introdução

Leia no nosso artigo uma explicação simples do equipamento de que necessita para começar.

Depois de ter esterilizado o biberão e ter preparado o leite, verifique a temperatura do biberão testando-a na parte de dentro do pulso. Se lhe parecer que está demasiado quente ao encostar à pele, arrefeça o biberão passando-o por água da torneira.

A seguir, sente-se confortavelmente e aconchegue o seu bebé. É preferível que o bebé esteja ligeiramente inclinado para que o ar que ele possa ingerir suba facilmente. Esta posição ajuda no processo de arrotar.

Coloque a tetina na boca do bebé mantendo o biberão inclinado num ângulo que permita que a tetina tenha sempre leite (impedindo que o seu bebé engula ar). A partir daqui, usufrua da cumplicidade que este momento especial lhe proporciona.

ISe o bebé deixar de succionar com avidez ou quando estiver mais ou menos a meio do biberão, sente-o e verifique se precisa de arrotar (consulte o nosso artigo sobre arrotar se necessitar de sugestões sobre o assunto). Depois desta tentativa de arrotar, prossiga dando-lhe o resto do biberão. Quando acabar, deite fora o leite que sobrar.

O bebé tem muita fome?

Acabará por verificar que o seu bebé tem uma personalidade própria e lhe dá a conhecer que está saciado, cansado ou apenas a precisar de um intervalo. Os sinais de saciedade podem ser abrandamento, afastamento da cabeça ou intervalos entre sucções. A embalagem da fórmula possui um guia que indica a quantidade que deve utilizar, mas pode utilizar mais ou menos em função do que o bebé pedir. Cada bebé é diferente, e nuns dias o seu bebé pode estar esfomeado e noutros ter menos apetite.

Outras sugestões úteis:

  • Não espere que o seu bebé tenha fome para lhe dar o primeiro biberão. É uma situação frustrante para o bebé que pode levá-lo a recusar o biberão.
  • Se estiver numa zona pública, os sons e movimentos circundantes podem ser motivo de distração para o bebé, levando-o a demorar mais tempo para aceitar o biberão, mas deixe-o olhar à volta antes de tentar outra vez.
  • bebé alimentado com biberão pode ter sede, pelo que se o dia estiver quente deve dar-lhe um pouco de água fervida arrefecida.
  • Experimente diferentes tetinas; há muitos modelos disponíveis no mercado pelo que pode ser um caso de tentativa até encontrar a tetina preferida do seu bebé.

Leave a Replylascia un commento