Quando se trata de escolher o biberão do seu bebé, o único fator a ter em conta é a preferência da mãe e do bebé. Se o seu bebé parecer agitado e sofrer de gases após as refeições existem biberões e tetinas anticólicas disponíveis, especificamente preparados para reduzir a quantidade de ar que o bebé ingere enquanto se alimenta.

Biberãos

Há dois tamanhos de biberões para bebés:

  • Pequeno (biberões de 120 ml/4 oz), é o melhor para recém-nascidos e bebés de tenra idade
  • Grande (biberões de 225 ml/8 oz), é bom para bebés mais crescidos

Os biberões estão disponíveis com três larguras:

  • Regular – é mais fácil encontrar tetinas para este tamanho! Além disso, encaixam numa gama maior de refrigeradores e esterilizadores.
  • Biberões de boca larga – podem contribuir para que o seu bebé não engula tanto ar (que provoca gases e desconforto). São também mais fáceis de encher e limpar.
  • Biberões de boca estreita – podem ser agarrados mais facilmente pelo seu bebé quando este está preparado para aprender a ser mais independente.


Tetinas

No que se refere às tetinas, não há uma que seja melhor do que outra, tudo se resume à preferência do seu bebé. As tetinas disponíveis apresentam várias formas e tamanhos, que podem variar da típica forma de sino a um formato mais natural que reproduz o mamilo. Podem ser feitas de látex ou de silicone; o látex é um pouco mais macio, mas o silicone tende a durar um pouco mais.

As tetinas necessitam de ser substituídas regularmente, pelo que se deve prestar atenção a sinais de uso e desgaste.

Fluxos

O fluxo de uma tetina determina a velocidade com que o leite flui para a boca do seu bebé.

Se o seu bebé demorar mais de 20 minutos para acabar uma toma, adormecer durante a mesma, ou puxar pela tetina, tudo isto são sinais de que é preciso mudar para uma tetina que permita um fluxo maior. Se o bebé se engasgar ou se deitar leite pelos cantos da boca são sinais de que é melhor utilizar uma tetina com um fluxo menor.

Esterilizadores

Para proteger o sistema imunitário do seu bebé é muito importante esterilizar os biberões e as tetinas até ele ter um ano de idade. Outro equipamento para alimentação, como copos e colheres, deve ser esterilizado até o bebé atingir os seis meses de idade.

Comece por enxaguar biberões, bombas de leite materno, tetinas, etc., depois lave com uma solução de água quente com sabão, ou coloque na máquina de lavar louça, antes de esterilizar recorrendo a um sistema de esterilização aprovado.

Há vários métodos diferentes de esterilizar:

  • Fervura
    Este método de esterilização demora cerca de 10 minutos. Utilize uma panela grande e verifique se todo o equipamento para a alimentação do bebé fica bem coberto pela água. Deixe ferver durante 5 minutos. (Vale a pena tomar nota as tetinas desgastam-se mais rapidamente com este método.)
  • Vapor
    O tempo de esterilização varia em função do método. Os esterilizadores a vapor elétricos demoram 8 a12 minutos, enquanto que os esterilizadores a vapor de micro-ondas podem demorar apenas 2 minutos. Os esterilizadores a vapor podem ser adquiridos na maior parte das farmácias, parafarmácias e lojas de artigos para bebés.
  • Esterilizadores de água fria
    A esterilização demora cerca de 30 minutos. Este sistema utiliza pastilhas de esterilização não tóxicas especificas que são colocadas na água fria. Verifique apenas se o seu equipamento para alimentação está totalmente submerso.

Leave a Replylascia un commento