Os primeiros cereais que são geralmente oferecidos aos bebés são cereais sem glúten, milho e arroz, que podem ser oferecidos tanto em papas como misturados com leite ou alimentos.
Quando começar a dieta de cereais do bebé?
Actualmente, aconselha-se a amamentação exclusiva até aos 6 meses, altura em que se deve começar com a alimentação complementar. No entanto, em lactentes não amamentados pode ser introduzida a qualquer momento entre o quarto e o sexto mês, dependendo do desenvolvimento do bebé e do que o pediatra considere melhor.
Portanto, pode-se começar com os cereais entre os 4 e os 6 meses de acordo com a alimentação do bebé e se está preparado ou não, o que se pode saber se ele cumprir estas condições:
- O reflexo de extrusão desapareceu
- Ele fica sentado
- Mostra interesse na comida
- Faz pinça com os dedos
Que cereais são oferecidos primeiro aos bebés?
Os cereais normalmente oferecidos aos bebés são cereais sem glúten, para o caso de o bebé apresentar alguma intolerância a esta proteína presente em muitos cereais. Entre os cereais sem glúten, os mais comuns são o milho e o arroz que podem ser oferecidos dextrinados e em pó, misturados com leite materno ou leite de fórmula para lactentes.
No entanto, se for fazer o Baby Led Weaning ou alimentação dirigida pelo bebé, pode oferecer o milho diretamente em pedaços para que ele vá comendo sozinho ou fazer sopa de arroz, creme de arroz, arroz cozido…
Começa-se depois com os cereais com glúten (trigo, cevada, centeio, aveia, espelta, etc.). As recomendações atuais da Associação Espanhola de Pediatria são introduzir o glúten entre os 4 e os 11 meses de idade, idealmente por volta do sexto mês, e em pequenas quantidades no início. E sempre deixando passar pelo menos 3 dias entre a introdução de um novo alimento e outro caso a criança sinta alguma reação alérgica ou intolerância alimentar.
Tal como os cereais sem glúten, podem ser oferecidos através de cereais especiais dextrinados para bebés, que seguem processos de fabrico que os tornam mais digestivos, além de lhe adicionarem nutrientes essenciais. Eles podem ser oferecidos mais ou menos espessos, dependendo da quantidade de colheres que são adicionadas ao leite.
E se você seguir o Baby Led Weaning pode dar ao bebé macarrão cozido, aveia, pão, papas, etc.
É preferível escolher cereais integrais já que proporcionam mais ferro e fibra, essenciais nesta fase de crescimento para evitar a anemia ou prisão de ventre.
Escolha a opção que escolher, procure produtos produzidos naturalmente, sem adição de açúcares, sal, conservantes e corantes.
Benefícios dos cereais
Os cereais devem fazer parte da dieta de qualquer bebé a partid do momento que começa com a alimentação complementar já que proporciona proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, vitamina E, vitaminas do grupo B e fibra.
Todos estes nutrientes trazem uma série de benefícios à criança:
- Ajudar o funcionamento do sistema nervoso.
- Fornecer a energia.
- Evitar a prisão de ventre.
- Ajudar o crescimento e desenvolvimento da criança.
- Melhorar o sistema imunológico.
Como saber se o meu filho tem intolerância ao glúten?
Ao introduzir glúten na dieta do seu filho, deve ter atenção aos sintomas que indicam que tem intolerância a esta proteína para consultar o seu médico:
- Diarreia
- Fadiga
- Perda de peso
- Inchaço e gases
- Dor abdominal
- Náuseas e vómitos
- Prisão de ventre
- Fezes pálidas e com mau cheiro
- Irritabilidade
- Anemia
- Atraso no desenvolvimento
Perante estes sintomas, há que consultar o profissional de pediatria que, mediante a observação dos sintomas e uma série de testes (serológicos, genéticos, biopsia das vilosidades intestinais), poderá confirmar o diagnóstico.
Não há tratamento para a doença celíaca ou intolerância ao glúten, apenas eliminar completamente da dieta alimentos com glúten para evitar o aparecimento de sintomas e complicações que podem causar esta desordem se não for tratada adequadamente.
Assim que o glúten for removido, a criança irá sentir-se melhor.