Com o tempo acabará por conhecer os movimentos intestinais do seu bebé e reconhecer o que é normal para ele. Não se preocupe se o bebé revelar algum esforço durante alguns minutos na evacuação, é uma situação habitual nos bebés mais novinhos porque os seus músculos abdominais ainda são fracos; se as fezes forem macias, não há obstipação (também conhecida por prisão de ventre).

A obstipação manifesta-se pelos seguintes sinais e sintomas:

  • Fezes duras e em forma de pequenas bolas
  • Gases excessivos ou com mau cheiro
  • Perda de apetite
  • Costas arqueadas ou choro durante a evacuação
  • Diminuição de energia
  • Irritabilidade

Procurar a causa e o que se pode fazer para ajudar:

Houve alguma alteração na alimentação? Por vezes, a passagem do leite materno para a fórmula pode provocar obstipação, bem como a introdução de outros alimentos. O aparelho digestivo do bebé ainda está em desenvolvimento e a aprender a lidar com a situação. Pode ajudar o seu bebé colocando-o deitado de costas e movimentando-lhe as pernas como se estivesse a andar de bicicleta, lentamente – não faça dele um ciclista de velocidade. Este exercício contribui para movimentar as coisas dentro da sua barriguinha.

O bebé ingere líquidos em quantidade suficiente? Não se esqueça de hidratar o bebé. As fezes tornam-se muito mais duras e é mais difícil que elas saiam se o bebé não beber o suficiente. Se o bebé estiver a na fase de dentição ou tiver uma constipação, pode não ingerir bebidas ou alimentos em quantidade suficiente, o que causa desidratação. Este problema resolve-se facilmente em casa, basta arrefecer um pouco de água fervida num biberão para o bebé e dar-lhe entre as refeições. Se o bebé é um pouco mais velhinho e já come alimentos sólidos, basta manter sempre cheios de água as chávenas ou copos que utiliza.

O bebé ingere fibras em quantidade suficiente? Se o seu bebé é mais velhinho e já come alimentos sólidos, a obstipação pode ser provocada pela falta de fibras. Verifique se a quantidade de frutas e legumes que o bebé come no seu regime é suficiente – cinco doses por dia é um bom ponto de partida. Peras, ameixas e ervilhas são 3 bons alimentos para combater a obstipação. Pode igualmente trocar os cereais de arroz por multicereais, cevada ou trigo integral, que contêm mais fibras.


Se tiver algum problema adicional ou se as sugestões que damos acima não funcionarem, deve procurar o aconselhamento de um profissional de saúde.

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