O aleitamento misto significa oferecer ao bebé o leite do peito e do biberão. No biberão pode estar leite extraído do peito com bomba ou leite de fórmula. Importa saber que quando toma a decisão de deixar de usar o leite materno, o seu corpo reduz a produção de leite e este processo é difícil de reverter. Por isso, o melhor conselho é ser paciente e ter calma, tem de dar tempo para se adaptar à mudança e o seu bebé também.

Algumas razões que justificam o aleitamento misto são:

  • Regressar ao trabalho
  • Permitir que outras pessoas alimentem o bebé, por exemplo companheiro ou ama
  • O peso do bebé é um motivo de preocupação e é necessário verificar a quantidade de leite extraído que ele toma

Quando iniciar o aleitamento misto

Assim que a amamentação estiver bem consolidada, o seu bebé estiver confortável e a produção de leite for abundante, pode ponderar o aleitamento misto. Este processo ocorre habitualmente após 4 a 6 semanas (se mudar apenas para o leite de fórmula, pode fazê-lo em qualquer altura).

Proceda lentamente

Se reduzir uma toma de leite materno por semana o seu corpo tem tempo suficiente para se adaptar. O peito necessita de aprender a produzir menos leite. Caso contrário, os seus seios podem derramar ou aumentar de volume, o que é doloroso (extrair leite é uma boa forma de aliviar a pressão). A escolha entre as refeições do biberão e do peito depende inteiramente de si e do seu bebé. Os seus seios estão mais cheios de manhã, pelo que pode optar pelo biberão para a refeição da noite. Desta forma, o seu companheiro e o bebé podem ter algum tempo para criar vínculos e no seu caso pode aproveitar para dormir, mas seja qual for a opção tenha o cuidado de ser coerente. Os seus seios adaptam-se à mudança e deixam de produzir leite quando deixar de alimentar com eles em certas horas do dia.

Extrair leite

Reserve algum tempo ao longo do dia para extrair leite; assim, está preparada para quando o seu bebé necessitar de um biberão. Uma característica útil do leite materno é que pode ser congelado até ao prazo máximo de 6 meses.

Ajudar o bebé a pegar no biberão

O seu bebé pode necessitar de algum tempo para se adaptar porque a tetina é muito diferente do mamilo, por isso não se preocupe se ele não a agarrar logo de imediato. Apresentamos a seguir algumas sugestões úteis:

  • Comece a utilizar o biberão com leite extraído
  • Aqueça o biberão num pouco de água quente
  • Se a alimentação for feita por outra pessoa, afaste-se para que o bebé não sinta o cheiro do seu leite
  • Experimente tetinas diferentes
  • Distraia o bebé com brinquedos ou música

Se não conseguiu amamentar logo de início mas pretende experimentar o aleitamento misto, ainda pode fazê-lo se dedicar muita atenção à amamentação e à extração do leite. Quanto mais leite extrair, mais leite vai produzir, mas convém pedir ajuda e aconselhamento a um profissional de saúde.

Leave a Replylascia un commento