Não se esqueça de ter um pano à mão! É muito provável que o seu bebé arrote e bolce algum, ou muito, leite. (Embora alguns bebés possam não bolçar nada).

É frequente os bebés ingerirem ar quando se alimentam, quer ao peito quer pelo biberão. O ar acaba por ficar retido nas barriguinhas e tem de ser libertado, caso contrário provoca muitas dores ao bebé e é penoso de se ouvir. O melhor momento para o bebé arrotar é a meio da refeição ou imediatamente a seguir. Se o bebé adormecer durante a refeição, ou logo a seguir, sem ter tido a possibilidade de arrotar, não se preocupe, nem todos os bebés necessitam de arrotar antes de adormecerem. Os bebés amamentados têm tendência para ingerir menos ar do que os que são alimentados pelo biberão, e por isso podem não necessitar de arrotar no fim de cada refeição. A necessidade de arrotar deteta-se facilmente porque o bebé contorce-se e agita-se muito.

Como fazer o bebé arrotar

Para ajudar o bebé a eliminar o ar retido, concentre-se no lado esquerdo das costas, que é onde se situa a sua barriguinha, e esfregue/massaje suavemente até ouvir o arroto e verificar que voltou a ficar bem-disposto. Existem diversas maneiras de o fazer:

  • Segure o bebé na vertical contra o ombro com uma mão debaixo do rabinho e a outra mão a dar palmadinhas suaves nas costas
  • Com uma mão aberta sobre o peito do bebé e suportando o queixo dele com o polegar e o indicador, sente-o de frente no seu colo e com a outra mão dê pancadinhas suaves nas costas
  • Coloque o bebé com a barriguinha para baixo atravessado no seu colo (a barriguinha assente numa das suas pernas, a cabeça na outra, virada para o lado). Segure firmemente o bebé com uma mão, com a outra dê palmadinhas nas costas ou esfregue-as

Pode experimentar outras técnicas diferentes para ver de qual é que o seu bebé gosta mais. Assim que encontrar a maneira mais fácil de fazer o seu bebé arrotar , ele arrota em poucos minutos. Depois desta experiência, se puder, mantenha o bebé na vertical durante 20 a 30 minutos, sobretudo se o bebé for propenso a refluxo.

Fazer arrotar bebés mais velhos

Quando o seu bebé for um pouco mais velho e tiver melhor controlo da cabeça, outra forma de o fazer arrotar é segurá-lo na vertical à sua frente, virado de costas para si, enquanto caminha um pouco. Tenha o cuidado de colocar uma mão debaixo do rabinho e o outro braço a exercer uma ligeira pressão na barriguinha. O movimento resultante do caminhar e a ligeira pressão ajuda o bebé a arrotar.

Quando o bebé tem 2 meses, é muito provável que consiga arrotar sozinho. Por volta dos 4 a 6 meses, já os músculos do pescoço e do estômago estão mais fortes, o que os impede de ingerirem tanto ar.

Leave a Replylascia un commento