Os bebés começam a manter-se sentados sem apoio por volta dos 6 meses, mas é normal sentá-los antes dessa idade na cadeirinha do carro, de joelhos, na rede… Isto é mau para o seu desenvolvimento?

Quando é que os bebés se começam a sentar?

Manter-se sentado sem apoio é um marco no desenvolvimento motor de um bebé, mas antes de o alcançar, ele deve primeiro ser capaz de segurar a cabeça, virar-se de barriga para baixo ou mover-se de um lado para o outro na posição horizontal. Com estes movimentos, ele fortalece os músculos do pescoço, costas e braços, que são essenciais para manter erguido e, mais tarde, sentar-se sem apoio.

Este processo é lento e demora vários meses, pelo que os bebés podem normalmente manter-se sentados por alguns segundos, sem apoio e sem cair, aos 5 meses, embora alguns bebés só o consigam fazer mais tarde. 

Depois disso, podem manter-se na posição de tripé, ou seja, sentados e apoiados pelas mãos, colocadas à sua frente, com o tórax ligeiramente inclinado para o chão. 

Aos 8 meses, a maioria dos bebés terá aprendido a sentar-se sem apoio e poderá começar a brincar sentado e a explorar o mundo a partir desta posição. Este é o primeiro passo para gatinhar, o que poderá conseguir dentro de alguns meses. 

No entanto, não se preocupe se o seu bebé tiver 8 meses de idade e ainda não conseguir sentar-se sozinho. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e não devemos forçá-los nem obrigá-los a fazer algo para o qual ainda não estão preparados. Os pais pensam muitas vezes que ao sentarem o seu bebé desenvolverão os músculos de que necessitam para se poderem sentar sozinhos, mas não é esse o caso.

Então, é mau sentá-lo antes de tempo?

Uma coisa é forçar o seu filho a sentar-se no chão para brincar quando ele não está pronto, e outra bem diferente é sentá-lo durante algum tempo no carro ou na caminha de dormir. Não há inconveniente em sentar o bebé neste tipo de assentos, pois têm uma forma especial para que as suas costas mantenham a sua curvatura “C”, sem forçar a sua postura ou danificar os seus músculos. 

Também não há problema em sentar o seu bebé no colo durante algum tempo, desde que o deixe escolher a posição específica em que se sente confortável, ou seja, com as costas mais ou menos erguidas, dependendo do seu desenvolvimento. Se virmos que ele se está a mexer, a chorar ou não está à vontade, mudamos a sua posição.

No entanto, o que não devemos fazer é forçar uma postura, colocá-lo antes de tempo em posições que ainda não alcançou ou mantê-lo muito tempo sentado na vertical em cadeiras altas ou outras cadeiras se ainda não estiver preparado para isso, pois neste caso pode ser prejudicial:

  • Os seus músculos dorsais podem sofrer, afetando movimentos futuros, uma vez que não seguiu o curso normal do seu desenvolvimento e perceção.
  • Se colocar apoios nas costas da criança para que esta fique sentada, mas estes apoios estão mal colocados, a criança tem tendência a encurvar-se, criando uma postura não natural que é má para as suas costas.
  • Se o sentarmos antes de ele aprender outros movimentos antes do desenvolvimento motor, tais como voltar-se, é possível que ele nunca faça esses movimentos, que são essenciais para um desenvolvimento correto. 

Mas também não se deve preocupar se ele se sentar antes dos 5 meses de idade. Como dissemos, cada criança tem um ritmo, tanto para avançar, como para se atrasar. Se o seu filho alcançar sozinho esta meta e for capaz de se sentar sozinho, permita-lhe que o faça. Se o seu corpo estiver preparado, não lhe fará qualquer mal.

Estimular não é o mesmo que forçar

A chave para o desenvolvimento motor é a liberdade, ou seja, deixar o bebé alcançar cada posição de forma natural e autónoma, sem o forçar ou obrigar. Os bebés não precisam de ser “ensinados” a sentar-se, gatinhar ou andar, apenas estar por perto e dar-lhes a liberdade e os meios para o fazerem eles próprios quando estiverem prontos. Pode estimulá-los com uma série de brincadeiras e exercícios, mas isto não é o mesmo que forçá-los.

Para o fazer, pode colocá-lo de barriga para baixo sobre uma superfície firme para desenvolver os músculos do pescoço, costas e braços. 

Dê-lhe liberdade de movimentos colocando-o em espaços abertos onde se possa movimentar livremente. Não o mantenha num carrinho de bebé ou numa cadeira de descanso o dia todo. Deve poder explorar. 

Faça algumas brincadeiras com ele para estimular o seu desenvolvimento, tais como colocá-lo de costas para si, de costas para o seu peito e de frente para a rua enquanto lhe canta uma canção ou lhe diz alguma coisa. Deitado de costas sobre uma superfície firme como o chão ou mesa de mudar a fralda, segure nas suas mãos e puxe-o suavemente na sua direção para levantar o seu corpo. 

Pode fazer todos estas brincadeiras quando o seu bebé não tem sono ou fome, sempre como algo lúdico e divertido. Se ele se cansar, pare.

Se tiver dúvidas sobre o seu desenvolvimento, consulte o seu pediatra.

Fontes: 

Ajram, Dr. Jamil, Tarés, Dra. Rosa María (2005), El primer año de tu hijo, Barcelona, Ed. Planeta.

“Bebé 5-7 meses”, EnFamilia, blog de la Asociación Española de Pediatría. https://enfamilia.aeped.es/edades-etapas/bebe-5-7-meses