A hora da barriguinha significa deixar o seu bebé ficar de barriga para baixo por um bocado todos os dias. A quantidade de tempo depende da idade e do desenvolvimento do bebé, mas pode começar logo a partir da primeira semana.

A hora da barriguinha permite-lhe reforçar os músculos do pescoço, dos ombros e das costas, desenvolve as aptidões motoras e muda o ambiente que observa. À medida que vai crescendo, o bebé pode conseguir chegar a objetos e olhar para cima mais um pouco, o que lhe confere uma sensação de realização. De início pode não ser divertido observar os esforços do seu bebé, e este também pode não gostar, mas é crucial para o seu desenvolvimento porque o prepara para rolar e gatinhar.

Como começar?

Pode começar com sessões diárias de dois ou três minutos. Com recém-nascidos, uma boa forma de o fazer é deitar-se de costas e colocar o bebé assente no seu peito, estabelecendo assim um contacto face a face que pode encorajar a criança a levantar a cabeça. Tenha cuidado consigo própria para não adormecer! À medida que o bebé vai crescendo pode aumentar a hora da barriguinha para 20 minutos por dia.
Entre os 3 e 4 meses, o bebé deve ser capaz de levantar a cabeça do chão, talvez mesmo apoiar-se nos cotovelos e antebraços. Mais um mês e deve começar a fazer pressão com as mãos. Não se preocupe se obebé cair para um lado ou rolar, é uma situação perfeitamente normal, mas é especialmente importante não o deixar sozinho nestes momentos.

Dos 5 aos 6 meses, o bebé aprende a movimentar-se apoiado na barriguinha, rodando, esticando-se e alcançando o que tem ao lado e à frente. O bebé aprende a movimentar o seu próprio corpo, melhorando a coordenação e adquirindo confiança para experimentar coisas novas no futuro.

Por volta dos 9 meses, o bebé pode começar a gatinhar, mas se não o fizer não se preocupe, alguns bebés saltam esta fase e começam logo a andar!

Preparar o espaço

O melhor é integrar a hora da barriguinha na rotina diária e no momento da brincadeira. O chão é sempre o local mais seguro para a criança brincar, por isso procure um colchão macio ou um cobertor e alguns brinquedos apropriados para a idade. Um espelho inquebrável é um excelente brinquedo para o bebé! Ele adora olhar para a imagem refletida no espelho, e a mãe pode levá-lo a mudar de posição, incentivando-o a movimentar-se. Coloque alguns brinquedos longe do bebé para que ele tenha de se esticar e apanhá-los. O bebé pode precisar de muito encorajamento no início, por isso deite-se com ele e brinque, usufrua desta hora da barriguinha em conjunto.
A hora da barriguinha pode ser cansativa para o bebé por isso se ele adormecer deve colocá-lo de costas e deixá-lo descansar. (Nunca deixe o bebé adormecer de barriga para baixo).

Leave a Replylascia un commento