O leite materno é exclusivo da mãe e produz todos os nutrientes de que o bebé necessita para os primeiros meses de vida. Uma dieta saudável e equilibrada associada a uma boa quantidade de água garantem que o leite materno é nutritivo e abundante, mas também é possível que seja afetado pela genética, por hormonas, pelas necessidades do seu bebé e pelo ambiente. A título de exemplo, quanto mais quente estiver o tempo, mais água o leite materno contém!

O que é que o leite materno contém?

O leite materno é constituído sobretudo por água (87,5%) e depois hidratos de carbono, gorduras, proteínas e minerais.

O leite produzido pela mãe no início da sessão de amamentação tem o nome de leite inicial. Tem um elevado teor de hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e gorduras. O teor de gordura varia de mulher para mulher, dentro de uma mamada e entre mamadas.

Para o final da sessão de amamentação, o leite, que nesta fase se designa leite final, é mais espesso e apresenta uma cor mais escura. A cor mais escura deve-se a uma percentagem mais elevada de energia e gordura que permite ao bebé aguentar mais tempo entre mamadas.

O que é que o leite materno pode fazer por si e pelo seu bebé

  • O leite materno pode favorecer o sono do bebé. As suas hormonas sofrem alterações ao longo dia, o que afeta o leite materno, por isso à tarde o leite transfere para o seu bebé hormonas que induzem o sono.
  • A amamentação aumenta os níveis de oxitocina, o que parece aumentar os seus sentimentos de amor pelo bebé.
  • Os anticorpos que combatem os germes no leite materno aumentam as possibilidades de o seu bebé ter uma vida mais saudável no futuro.
  • O que a mãe come durante o tempo em que amamenta pode afetar as papilas gustativas do seu bebé. Pensa-se que este processo, que denominamos de definição do gosto, pode ajudar a explicar a continuação de preferências culturais e de alimentação étnica.
  • O leite materno é diferente para meninos e meninas. O leite produzido para um menino contém 25% mais calorias do que o que é produzido para uma menina.
  • Amamentar pode queimar cerca de 500 calorias por dia.
  • Quanto mais leite o bebé ingerir, mais a mãe produz e vice-versa.

Leave a Replylascia un commento