O seu corpo muda muito ao longo dos nove meses de gravidez, mas a transformação mais mágica é a que ocorre com o bebé que transporta dentro do útero. A criação de uma nova vida demora cerca de 40 semanas, que dividimos em três trimestres de 12 semanas. Em cada trimestre o seu bebé apresenta novas mudanças e desenvolvimentos, que quererá acompanhar à medida que se aproxima a data do parto.
Primeiro trimestre (0 a 13 semanas)
No primeiro trimestre as mudanças tocam-lhe a si e ao seu bebé. Esta é uma das fases mais importantes para o seu bebé, já que marca o início do desenvolvimento da estrutura corporal e dos sistemas de orgãos. As alterações que o corpo da mãe sofre podem provocar o aparecimento de alguns sintomas indesejados como vontade frequente de urinar, sensibilidade mamária, náuseas e fadiga. Estes sintomas são habituais na gravidez, mas cada mulher tem uma experiência diferente. Enquanto algumas podem sentir um aumento dos níveis de energia durante este período, outras podem sentir-se cansadas e sentimentais.
Quanto ao seu bebé, começa a desenvolver:
- Características faciais
- Olhos
- Ouvidos
- Vias nasais
- Braços
- Pernas
- Folículos do cabelo
- Boca
- Papilas gustativas
Segundo trimestre (14 a 26 semanas)
É conhecido como o “período dourado” porque os referidos efeitos desagradáveis do início da gravidez desaparecem. Os padrões de sono melhoram e os níveis energéticos aumentam! Mas nem tudo são rosas. É possível que surjam dores nas costas e abdominais, cãibras nas pernas, azia e obstipação. Mas tudo isto vale a pena quando, algures entre as semanas 16 e 20, começar a sentir os primeiros movimentos agitados do seu bebé. No final da semana 24, o seu bebé tem cerca de 25 centímetros de comprimento e pesa à volta de meio quilo. O bebé dorme e acorda com regularidade e pode despertar com ruídos ou com movimentos da mãe.
O desenvolvimento do seu bebé:
- As orelhas começam a destacar-se de cada lado da cabeça. O bebé pode começar a ouvir a voz e o batimento cardíaco da mãe
- Os olhos começam a olhar em frente
- aparelho digestivo começou a funcionar
- fígado e o pâncreas fortalecem-se
- Os pulmões desenvolvem-se
Terceiro trimestre (27 a 40 semanas)
Literalmente, é a reta final. Os sintomas físicos que pode sentir são falta de ar, hemorroidas, varizes e problemas para dormir. Estes sintomas resultam do aumento de tamanho do seu útero, que aumenta de cerca de 60 gramas antes da gravidez para 1 quilo no momento do parto. Entre as semanas 31 e 34 após a conceção, o seu bebé começa a preparar-se para o nascimento, movendo-se gradualmente para uma posição de cabeça para baixo. O bebé vai crescer rapidamente nas semanas finais e é possível que os movimentos diminuam. Não entre em pânico se o bebé não se mexer com tanta frequência. Uma vez que está a ficar cada vez maior de dia para dia, já não tem tanto espaço para se mexer! Mas se alguma coisa lhe suscitar preocupação, não hesite em consultar o seu médico. Semana 40! O seu bebé está pronto para viver fora do útero. O parto do bebé está mais perto de ocorrer quando as contrações se intensificam e ocorrem a cada cinco minutos.
O desenvolvimento do seu bebé:
- Abre os olhos
- Ganha peso
- Prepara-se para o parto
- Deteta luzes brilhantes
- Pulmões totalmente desenvolvidos
- Crescimento do cabelo aumenta
- Unhas dos dedos dos pés e das mãos
- Aperto firme