As primeiras semanas, sempre as mais complicadas, já passaram, por isso agora pode concentrar-se mais em desfrutar das pequenas conquistas que o seu bebé alcança todos os dias. Descubra os seus marcos neste segundo mês de vida.

Desenvolvimento físico do segundo mês

No segundo mês de vida, os bebés crescem em média cerca de 4 cm e aumentam cerca de 200 gramas por semana, mas lembre-se de que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e o importante é que se mantenha na sua linha de crescimento. Por isso, os meninos podem pesar entre 4 e 6,5 kg e as meninas entre 3,5 e 6 kg. Quanto ao tamanho, esta varia entre 54 e 63 cm para meninos e 52 e 60 cm para meninas.

Nas revisões com o pediatra vão confirmar se o seu crescimento é o adequado, por isso não falte a nenhuma porque são muito importantes.

As suas extremidades já não estão tão flexionadas e pode começar a esticá-las, sobretudo de barriga para baixo. As suas mãos estão mais abertas e ele pode espernear sem parar. 

Além disso, neste segundo mês fecha-se a fontanela posterior e as rugas da sua pele vão desaparecendo à medida que acumula gordura e engorda. O abdómen está mais inchado e arredondado, e o nariz e o queixo tendem a ser mais pequenos. 

O reflexo de Moro e o reflexo tónico do pescoço, reflexos primitivos com os quais se nasce, começam a desaparecer.

Etapas de desenvolvimento no segundo mês de vida

O seu primeiro sorriso, chamado sorriso social porque surge em resposta a um sorriso seu, surge entre a quarta e a quinta semana de vida e, sem dúvida, é um momento muito especial para os pais.

Além disso, já é capaz de seguir com os olhos e a cabeça qualquer movimento que haja num raio próximo e reconhece o rosto de sua mãe. O seu campo de visão estende-se até 30-40 centímetros e distingue melhor as cores vermelho, azul e verde. 

Quanto ao seu ouvido, já é capaz de distinguir a procedência do som e mover a cabeça nessa direção. Os barulhos podem assustá-lo e fazê-lo chorar e a voz da mãe acalma-o. 

Mostra mais curiosidade por tudo o que o rodeia e está mais tempo acordado, começando a conhecer o mundo. 

Já pode manter a cabeça firme e inclusive levantá-la uns 45 graus se o colocar deitado de barriga para baixo, já que melhorou o controlo dos músculos do pescoço.

Pode agarrar em objetos que lhe coloque na mão, como um chocalho, mesmo que não os agarre sozinho.

Começa a fase do balbuciar e emite os seus primeiros sons como “eh” e “uh”. Também pode repetir “ahhh” se o ensinar. Está cada vez mais esperto. 

No entanto, estas são apenas orientações gerais que a maioria das crianças alcança por volta dos dois meses, mas não se preocupe se o seu filho demora um pouco mais. Há que respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada bebé e, se algo a preocupa, pergunte ao seu profissional de pediatria.

Como é a alimentação do bebé de 2 meses?

Alimentação com esta idade continua a ser a amamentação exclusiva, de preferência materna, pois é o melhor alimento para o bebé, mas pode ser oferecido leite de fórmula de início se precisar de completar as tomas ou se a mãe não quer ou não pode amamentar.

As tomas continuam a ser a pedido, ou seja, sempre que o bebé peça. Com 2 meses podem-se espaçar um pouco mais as tomas da noite e ser a cada 3 ou 4 horas, embora haja bebés que continuem a comer a cada 2 horas de dia e de noite. Por isso, pode ser que continue a fazer entre 8 e 10 tomas ou que já tenham reduzido para 6 ou 7, depende de cada criança.

No entanto, as tomas costumam ser mais curtas já que o bebé já aperfeiçoou a sua técnica de sucção e tornou-se mais rápido, por isso geralmente leva cerca de 10 minutos em cada peito.

O importante é que fique satisfeito depois da toma, ganhe peso e faça xixi e cocó com regularidade, isso indica que está a alimentar-se adequadamente.

Como é o sono no segundo mês de vida?

Neste segundo mês de vida o bebé vai regulando os ciclos de dia e noite e já é capaz de dormir mais horas seguidas de noite e fazer sestas mais curtas de dia. Para o ajudar a regular o seu ritmo circadiano de acordo com a luz e a escuridão, temos de tentar fazê-lo dormir de dia com a luz e os ruídos normais de uma casa e à noite, no escuro e em silêncio. 

Com 2 meses dormem cerca de 16 ou 18 horas por dia e, como dizíamos, é possível que à noite comecem a dormir 5 ou 6 horas seguidas se as suas necessidades alimentares o permitirem, embora nem todos os bebés o façam e muitos continuam a acordar para comer muitas vezes também à noite. 

O bebé deve dormir sempre de barriga para cima para evitar a síndrome de morte súbita do lactente e sem se tapar com cobertores, almofadas ou travesseiros que lhe possam tapar a cabeça e tirar-lhe o oxigénio.

Se o seu bebé sofre das cólicas do lactente, que duram aproximadamente até os 3 meses, provavelmente chora sem parar no final do dia e é difícil acalmá-lo e deixá-lo dormir. Calma, já falta menos para que esta etapa termine. Experimente todos os truques que existem e não pare de fazer aqueles que funcionam com ele.

Como estimular o bebé de 2 meses?

  • Cante canções de dormir ou canções calmas enquanto o embala nos seus braços.
  • Mostre-lhe as suas mãos e ensine-o a movê-las enquanto canta”. Mova as suas mãos perto da cara dele para que ele as veja.
  • Não o tenha todo o dia no carrinho ou no berço, mude-o de sítio e agarre-o ao colo, ponha-o na sua cama de descanso… para que veja diferentes locais da casa e esteja em posições diferentes.
  • Fale com ele e conte-lhe tudo que faz. Responda aos seus balbucios e gritos com sorrisos ou palavras.
  • Coloque-o perto de bonecos de pano para que ele tente pegá-los com as mãos.
  • Agarre num chocalho ou brinquedo que faça barulho e mova de um lado a outro para que ele o siga com a cabeça.
  • Coloque-o de barriga para baixo em uma superfície firme para que ele aumente o desenvolvimento de seus músculos e controle cada vez melhor sua cabeça. 
  • Flexione as suas pernas com cuidado sobre a sua barriga e move-as alternadamente fazendo a bicicleta.
  • Dê-lhe massagens, sobretudo depois do banho, para acalmá-lo e potenciar o seu vínculo afetivo.
  • Mostre-lhe a sua língua e deixe-a assim um bocado. Verá como logo ele a imita e mostra a dele também.
  • Coloque um espelho para que se possa ver, ele vai adorar ver esse bebé que ele ainda não sabe que é ele próprio.
  • Cubra a cara com as mãos e tire-as fazendo um som engraçado. Vai adorar este jogo.

Fontes:

Mahé, Véronique (2008), Los 100 primeros días del bebé, Barcelona, Robin Book.

Stoppard, Dra. Miriam (2006), Padres primerizos, Barcelona, Pearson.

Ajram, Dr. Jamil, Tarés, Dra. Rosa María (2005), El primer año de tu hijo, Barcelona, Ed. Planeta.