Durante a sua gravidez, é possível que sinta um desejo muito forte de comer algo que normalmente detesta. É um pensamento que pode ocupar a sua mente durante dias ou pode sentir vontade de só comer aquilo. Bem-vinda aos desejos alimentares.

Para muitas mulheres incluem:

  • Produtos lácteos
  • Alimentos quentes e picantes
  • Snacks salgados
  • Citrinos como limão e laranja
  • Fast food do tipo pizza

Quando se manifestam?

Os desejos alimentares ocorrem, em geral, no final do primeiro trimestre. Podem atingir um pico e tornar-se muito fortes no segundo trimestre, mas, regra geral, começam a desaparecer com o passar do tempo.

Porque é que isto sucede?

TNão existe um motivo concreto que explique este impulso por sabores específicos, texturas ou combinações de aromas. Pode ser uma necessidade de alimentos que confortem ou de pratos especiais que se associam à infância ou a questões culturais. Ou pode suceder que os seus recetores gustativos e o olfato estejam muito sensíveis, pouco sensíveis ou, de uma forma geral, desequilibrados durante a gravidez. Um pedaço de brócolo pode dar origem a uma corrida para a casa de banho porque a sua boca fica hipersintonizada para o sabor amargo. Ou pode ter que ver com a quantidade de hormonas de que o seu corpo está carregado, sobretudo no início da gravidez. Se tiver tido um desejo antes da sua gravidez, particularmente antes do período, é muito provável que volte a tê-lo agora.

Quando deve consultar o médico

Se o alvo dos seus desejos for um produto não alimentar, é possível que sofra de uma perturbação denominada pica (ou alotriofagia). Ocorre quando os desejos não apresentam qualquer valor nutritivo; algumas mulheres sentem o impulso de comer barro, cinzas de cigarro ou amido, entre outras coisas. Esta perturbação pode indicar a falta de uma vitamina ou de um mineral específico e é importante falar com o seu médico, já que são coisas que podem ser perigosas para si e para o bebé.

Manter uma dieta saudável entre os seus frascos de pickles

Os desejos que sente vão e vêm, e à medida que a gravidez avança é provável que sinta que perdem intensidade. Deve ter cuidado se tiver diabetes gestacional e sentir desejo de comer doces em fase adiantada da gravidez porque pode agravar o problema. Alguns desejos alimentares acarretam riscos, como é o caso da ânsia por presunto que causa um aumento involuntário dos níveis de sal.

Sugerimos-lhe a seguir algumas opções mais saudáveis:

  • Frutos secos em vez de doces
  • Frutos de casca rija sem sal em vez de batatas fritas
  • Tosta integral com compota, em vez de bolo
  • Sobremesa à base de frutas em vez de gelado

Leave a Replylascia un commento