Os primeiros dias de setembro já chegaram. Com eles, começa a reta final do verão e, para muitos, chega o fim das férias. É hora de voltar à rotina e adaptarmo-nos, uma vez mais, à vida que tínhamos antes de junho/julho.

Acabam-se as férias. Terminam os horários flexíveis. Não temos tanto tempo para estar com os nossos bebés, com os quais aproveitámos cada minuto deste verão. E é possível que, por isso, nos sintamos tristes. A nossa especial “depressão pós-férias”.

Por este motivo, hoje oferecemos alguns conselhos que podemos ter em conta para que não seja tão difícil voltar à rotina. Tome nota que, no entanto, fica muito por dizer!

Faça Uma Nova Planificação

No verão, tivemos um horário totalmente idílico e distinto. Não parámos de viajar ou de ir até ao parque com o bebé. Fomos à praia ou ao campo, e desfrutámos, como crianças, das reações dos nossos bebés a estas “movimentações”, mas, sempre respeitando os seus horários! Já sabemos que é difícil aos bebés, criar rotinas e é importante que em épocas especiais não interrompamos o que é já habitual para eles.

Agora que o verão termina e temos que voltar a trabalhar, é importante ter uma planificação prévia. Temos que saber quais são os nossos horários e quem irá cuidar do bebé. Sendo assim, devemos repartir as diferentes tarefas de cada um para que os dias sejam mais fáceis de gerir.

Nota! Como pais, queremos fazer tudo o que esteja relacionado com o nosso bebé, mas não tem que ser assim. Não tem problema se deixarmos o bebé, em algumas alturas, nas mãos de outras pessoas como os avós ou bons amigos. Com o tempo, iremos agradecer.

Realize Uma Última Escapadela

Se tiver oportunidade, aproveite estes últimos dias para fazer uma pequena viagem final. Não é necessário que seja para outra parte do mundo. É suficiente que seja um destino apto para o bebé e que nos faça disfrutar e fugir desta “depressão pós-férias”.

Seja para onde for, não se esqueça de levar consigo o essencial. Á pouco tempo atrás mencionámos como preparar a bagagem imprescindível. Já sabe que há coisas imprescindíveis como a chupeta do bebé, os biberões ou produtos de esterilização.

Faça Atividades com o Bebé

É muito provável que o bebé não esteja consciente do que acontece no fim das férias. No entanto, vai notar que, com a chegada desse momento, não fará coisas tão divertidas com os seus pais como fez durante os últimos meses. A mudança será notável não só para nós, por isso, é recomendável que aproveitemos tudo quanto seja possível.

Quando a rotina se instalar de novo nas nossas vidas, temos que fazer o possível para encontrar um espaço na nossa planificação com a finalidade de fazer atividades que sejam divertidas para o bebé. Podemos aproveitar quando estiver bom tempo, para dar grandes passeios ou ir ao parque para brincar com as outras crianças.

Como já comentámos, a mudança entre o verão e o outono será notória, pelo que devemos fazer todos os possíveis para a fazer da melhor forma possível. Devemos tentar fazer com que a redução das atividades seja gradual, pouco a pouco e não de repente.

Dediquem Tempo para Vós

Com um bebé nas nossas vidas e a nossa vontade de cuidar dele e de estarmos sempre com ele, por vezes esquecemo-nos de nós próprios. É certo que queremos passar cada minuto ao seu lado, mas também é importante que dediquemos tempo para fazer o que mais gostamos. É uma forma de desconectar de tudo o que nos rodeia e de nos sentirmos bem com nós próprios.

Não é preciso fazer grandes coisas. Trata-se apenas de levar a cabo aquelas atividades que mais gostamos: ver um filme, uma serie, ir ás compras, sair para tomar algo com as amigas/os amigos, etc. Com estas pequenas coisas, sentirão que a rotina é menos rotina e, sobretudo, que também cuidam de vocês. Vão ver que, com o ânimo nas nuvens, tudo se verá de outra forma. Inclusive, nos dias em que tudo parece cinzento!

Compartilhe com seus amigos!

Leave a Replylascia un commento