Ingerir os nutrientes certos durante a gravidez tem um efeito significativo na saúde do seu bebé. Não só contribuem para o crescimento e desenvolvimento do seu bebé no útero, como também lhe dão uma vantagem inicial nos primeiros anos de vida.

O que decidir comer agora tem potencial para suportar o bem-estar do seu bebé nos próximos anos. Cinco doses de frutas e legumes por dia são um bom ponto de partida.

Os nutrientes essenciais que deve incluir na sua dieta são os seguintes:

Vitamina D

A Vitamina D é necessária para a absorção de cálcio e fósforo, essenciais para um crescimento ósseo saudável do seu bebé. A luz do sol dá-nos a maior parte da vitamina D de que necessitamos, mas o nível pode variar ao longo do ano. No inverno é especialmente importante obter vitamina D de outras fontes como peixes gordos e ovos.

Folato e ácido fólico

O folato está envolvido na formação do tubo neural, que irá dar origem ao cérebro, aos nervos e à medula espinal! Alimentos como cereais enriquecidos, legumes de folhas verdes, citrinos, espargos e ervilhas secas são excelentes fontes de folato.

Cálcio

Tanto a mãe como o bebé necessitam de cálcio para terem ossos e dentes fortes, e para terem os sistemas nervoso, muscular e circulatório eficazes. É possível encontrar cálcio em alimentos como leite, iogurte, couves, tofu e ovos (tenha o cuidado de os cozinhar bem). Os queijos duros como o cheddar ou o parmesão também são excelentes; deve ingerir 2-3 doses de alimentos lácteos por dia.

Ferro

Durante a gravidez o volume do seu sangue aumenta significativamente. Uma vez que o ferro é um componente essencial do sangue, é necessário que duplique a ingestão de ferro. Uma fonte saudável de ferro contribui igualmente para reforçar as reservas de ferro do seu bebé, de que ele irá necessitar nos primeiros meses de vida. A carne vermelha é uma excelente fonte de ferro, mas alimentos como espinafres e feijões também o são.

Ómega 3

O ómega 3 é um ácido gordo polinsaturado (gordura boa) também conhecido como DHA, e comprovou-se que ajuda no desenvolvimento visual e cognitivo do seu bebé. Uma boa fonte de ómega 3 é o peixe gordo, como o salmão. Uma dose semanal de peixe gordo contém a maior parte de ácidos gordos ómega 3 de cadeia longa de que o seu bebé necessita, juntamente com vitaminas A e D. O seu médico assistente pode recomendar-lhe suplementos especiais se estiver a seguir uma dieta vegetariana rigorosa.

Leave a Replylascia un commento