O ferro desempenha um papel vital no crescimento do seu filho, em particular no desenvolvimento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. O crescimento e a aprendizagem constantes do seu filho justificam a importância de ingerir uma quantidade suficiente de ferro todos os dias – necessita de uma quantidade de ferro quase 5 vezes superior à sua (relativamente aos tamanhos de ambos).
Embora o ferro se encontre em muitos alimentos, as crianças pequenas correm sempre o risco de não ingerirem o suficiente. Atualmente, mais de 50% das crianças entre um e três anos de idade não ingerem a quantidade recomendada de ferro nas dietas, e o resultado é que se sentem debilitadas e cansadas. Os défices mais graves de ferro podem mesmo provocar graves problemas de saúde e desenvolvimento.
Fontes de ferro
Há dois tipos diferentes de ferro – hémico e não hémico.
O ferro hémico é absorvido mais facilmente pelo corpo e é possível encontrá-lo em alimentos como:
- Frango
 - Sardinha
 - Bovinos
 - Cordeiro
 - Mexilhão
 - Ostras
 - Amêijoa
 

Alimentos que são boas fontes de ferro não hémico:
- Espinafres
 - Brócolos
 - Lentilhas
 - Damascos secos
 - Feijões cozidos
 - Pão integral
 
Todos estes alimentos com ferro não hémico apresentam elevado teor de ferro, mas este não é absorvido à mesma velocidade do ferro hémico.
De quanto ferro é que uma criança pequena necessita?
A ingestão diária recomendada de ferro da criança pequena (entre 1 e 3 anos) é de 6,9 mg; este valor representa 2 doses de proteína animal ou 3 doses de proteínas não lácteas ou vegetais.
