A intolerância à lactose nos bebés é bastante rara. Salvo no caso de nascerem prematuros, ou de terem herdado dos progenitores, o mais normal é que as crianças a desenvolvam quando são mais velhas, acima dos dez anos.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é provocada pela falta da enzima lactase. É a lactase que decompõe a lactose, a principal fonte de açúcar que se encontra no leite. Se a lactose não puder ser digerida, pode provocar alguns sintomas desconfortáveis.

TOs sintomas da intolerância à lactose parecem muito semelhantes aos de outros problemas, e podem ser difíceis de reconhecer. A intolerância à lactose não é o mesmo que uma alergia ao leite. Uma alergia ao leite é uma resposta imunitária, ao passo que a intolerância à lactose é um problema digestivo. Os sintomas da intolerância à lactose podem surgir algures entre 1 minuto e 3 horas após a ingestão de leite.

Os sintomas incluem:

  • Diarreia
  • Barriguinha inchada
  • Excesso de gases
  • Dores abdominais
  • Vómitos
  • Movimentos intestinais ruidosos

Nenhum deles é agradável para o seu bebé, e por isso é natural que ele se sinta incomodado e chore.

Como se trata a intolerância à lactose?

Fale com o médico do seu bebé se suspeitar de intolerância à lactose. O médico pode ajudá-la e assegurar que o bebé continua a ingerir todos os nutrientes de que necessita.

A mãe pode tomar algumas gotas de lactase se estiver a amamentar. Estas ajudam a decompor a lactose existente no leite materno. As gotas de lactase podem ser misturadas com o leite materno extraído num biberão esterilizado ou dadas numa colher imediatamente antes da amamentação. Não necessita de alterar a sua dieta porque a lactose é produzida pelos seios e não tem qualquer relação com a lactose ingerida por si.

Se o seu bebé estiver a ser alimentado com uma fórmula, há fórmulas de leite isentas de lactose para as quais pode mudar, mas deve procurar aconselhamento junto de um profissional de saúde.

Se o bebé for mais crescido e já ingerir sólidos, é necessário evitar alimentos que contenham lactose. Tenha o cuidado de ler atentamente os rótulos dos alimentos e de procurar palavras como soro de leite, matéria seca do leite, coalhada, subprodutos do leite e leite em pó desnatado. É o tipo de produtos que tem de evitar.

Leave a Replylascia un commento