Chega o Natal e as férias escolares, uma oportunidade fantástica para brincar em família e passar um momento divertido todos juntos. Confira estes jogos e atividades para desfrutar neste Natal.

Jogos para toda a família

Depois do jantar de Natal, nada melhor do que uns divertidos jogos em família em que todos possam participar, desde os avós aos netos. Aqui estão algumas boas opções:

1- Bingo

O clássico jogo de bingo é uma oportunidade fantástica para se divertir e até mesmo definir um prémio para aqueles que façam linha ou bingo, o que o tornará ainda mais emocionante. Se não tiver um bingo, pode criar os seus próprios cartões com papel ou cartão e usar um aplicativo de telemóvel para tirar os números.

2- Quem sou eu?

Outro jogo clássico que consiste em escrever num papel um personagem que pode ser um familiar, um personagem histórico, alguém famoso… o que preferir. Em seguida, os outros participantes devem adivinhar qual a personagem que você escolheu fazendo perguntas de sim ou não.

3- Karaoke

Outra opção é cantar canções de Natal (ou as que preferirem) à vez e fazer um concurso para ver quem canta e dança melhor do que os outros.

4- Teatro de Natal

Durante os dias que antecedem a ceia de Natal ou o almoço de Natal, pode preparar um teatro simples de Natal com algum tema de Natal (pode procurar uma peça de teatro já feita ou inventar a sua própria). Deve preparar os adereços e ensaiar; e, no dia determinado, representar a peça diante de todas as pessoas. Assim, terão entretenimento nos dias anteriores e no dia da apresentação. E se o gravarem, poderão recordá-lo para sempre.

5- Concurso de doces

Coloque duas tigelas cheias de doces e guloseimas num lado da sala e, no outro, divida todos os participantes em dois grupos. À vez, cada um dos participantes deve ir com uma colher na boca até a tigela de doces, agarrar todos os que puder e ir de volta ao outro lado, deixando-os numa meia de Natal. Quando acabar o tempo, ganha o que mais caramelos tiver conseguido transportar.

6- Histórias engraçadas

Sentados à mesa, o primeiro participante escreve numa folha uma frase que será o início de uma história. Depois, ele dobra o papel logo abaixo da frase, para que ninguém possa lê-la, e passa para o a pessoa do lado. Este escreve outra frase continuando a história, embora sem saber o que o outro tinha escrito. Assim vão fazendo todos e, no final, desdobra-se o papel e lê-se o que saiu. Verá que é divertido!

7- Jogos de tabuleiro

E, claro, pode sempre recorrer aos clássicos jogos de mesa que nunca passam de moda, como o Monopoly, Trivial, Pursuit, Pictionary, etc.

Jogos apenas para crianças

E se o que querem é conversar um pouco enquanto as crianças da casa brincam e se divertem sozinhas, aqui vão algumas ideias para eles:

1- Adivinha o objeto

Coloque um objeto num envelope grande e deixe cada criança tocá-lo à vez; quem adivinhar o que é ganha.

2- Caça ao tesouro

Esconda pela casa diversos objetos (podem ser doces de natal, pequenos presentinhos…) e faça um mapa de onde se esconde cada um deles. As crianças terão que procurá-los e ganha quem encontrar mais.

3- Jogos de mímica

Escreva em vários papéis filmes, personagens conhecidos, ações ou o que se lembra e entregue-os às crianças. Divida-os em dois grupos e deixe cada criança agarrar um papel e fazer mímica para os outros membros da sua equipa acerca do que está lá escrito. Se acertarem, ganham um ponto. Continuam assim até que todos os papéis estão feitos ou que se cansem.☺

4- Animais na quinta

Com todos os olhos fechados, uma das crianças tem que imitar em voz alta um animal da quinta. Depois, abrem os olhos e têm de adivinhar quem foi e que animal era.

5- O enforcado

A pessoa responsável de começar desenha o enforcado num papel ou quadro e coloca ao lado tantas linhas quantas letras tenha a palavra que tiver pensado. As outras crianças vão dizendo à vez letras do alfabeto. Se a letra estiver na palavra escolhida, é escrita no seu lugar. Se não, coloca-se uma parte do corpo do homem enforcado (cabeça, pescoço, cada braço, tronco e cada perna em cada vez falhada).

Se os jogadores conseguirem acertar a palavra antes de completar o desenho, eles ganham o jogo. 

6- O telefone com defeito

Uma das crianças pensa numa frase estranha e diz ao ouvido da próxima criança. Assim, em voz baixa e ao ouvido, vão dizendo a frase ou o que eles tenham entendido e, a última criança da fila, diz em voz alta o que lhe chegou ao ouvido. Será muito diferente e o resultado irá fazê-los rir muito.

7- O jogo das cadeiras

Coloca-se uma cadeira a menos relativamente ao número de crianças e põe-se a música. Quando esta parar, as crianças devem sentar-se nas cadeiras. Quem não se sentar, é eliminado. Tira-se mais uma cadeira e continua-se até que só reste um, o vencedor.

8- As estátuas

Põe-se uma canção ou música que as crianças gostem de dançar (podem ser cânticos dada a época do ano) e de repente pára-se a música e as crianças devem ficar quietas, como estátuas. Quem se mexer, é eliminado.