A primeira análise à qual se submete o bebé entre as 48 e 72 horas de vida é o “Teste do Pezinho” Este teste é imprescindível para diagnosticar patologias endócrino-metabólicas que têm tratamento mas em que a sua deteção precoce é fundamental para evitar ou minimizar os danos no bebé.

O que é?

Ainda que o “Teste do Pezinho” seja a primeira análise do bebé, existe um teste anterior, o chamado “Teste de Apgar”.

Este teste realiza-se para valorizar a vitalidade do bebé e a sua adaptação à vida fora do útero materno. Por isso também é conhecida como “Prova de Vitalidade”

Como se realiza?

Na sala do parto, um profissional médico (seja médico, parteira ou enfermeira) realiza o teste em duas ocasiões; no primeiro e aos cinco minutos de vida do bebé. Por isso não se preocupe quando levarem o seu bebé por uns momentos.

O teste de Apgar consta de 5 provas para avaliar diferentes parâmetros. Estas provas são:

  • Coloração da pele. Indica o índice de oxigénio no sangue.
  • Frequência Cardíaca. Para determinar os batimentos cardíacos do bebé
  • Respiração. Determina o estado dos pulmões
  • Tónus muscular. Determina uma boa oxigenação e funcionamento cerebral. Determina-se observando os movimentos de relaxamento e contração dos músculos.
  • Irritabilidade Reflexa. Resposta e gestos do bebé perante estímulos. Para isso dão-lhe umas palmadinhas e uns leves beliscões.

Como se avalia?

A cada parâmetro dá-se uma pontuação de 0,1 ou 2, em função dos resultados. Finalmente somam-se todas as pontuações obtendo um valor entre 0 e 10.

Quanto mais alta for a pontuação do bebé melhor será a sua adaptação e evolução.

Uma pontuação normal oscila entre os 7 e 9 pontos. É muito difícil obter os 10 pontos já que no parâmetro “Coloração” a maioria dos recém-nascidos obtém uma pontuação muito baixa dada a sua palidez própria.

Se a pontuação está abaixo de 7, o bebé necessitará de algum tipo de ajuda que favoreça a sua evolução. Pode ser através de cobri-lo ou seca-lo, administrar-lhe oxigénio ou coloca-lo na incubadora por algum tempo para tratar aquilo que o está limitar.

Pontuação / Parâmetro 0 1 2
Coloração da pele Azul ou pálido Corpo rosado e extremidades azuladas Corpo totalmente rosado
Frequência Cardíaca Ausente Menos de 100 batimentos por minuto Mais de 100 batimentos por minuto
Respiração Ausente Lenta e irregular Boa com Choro
Tónus Muscular Flácido Flexão ligeira das Extremidades Movimento ativo
Irritabilidade Reflexa Sem Resposta Queixas e Caretas Choro, tosse, espirros, movimento

Compartilhe com seus amigos!

Leave a Replylascia un commento