Muitas vezes, os verões parecem-nos muito grandes. A rotina pode invadir o nosso tempo e a nossa saúde, sobretudo quando temos que lidar com as altas temperaturas. Porque não tiram uma semana de férias? De certeza que será um espetáculo!
Se não o fazem por causa dos vossos filhos, não tenham medo. Viajar com bebés é possível, sempre e quando tenham em conta o que é imprescindível para converter umas férias em momentos inesquecíveis. Sintam-se livres para viajar e conhecer o mundo com os mais pequenos. Vamos lá!
Espírito, alegria e entusiasmo
Pode parecer uma doidice, mas para nós próprios é mais entusiasmante organizar uma viagem em família do que aos nossos próprios filhos. Não é verdade?
Durante o período de férias, devemos contagiá-los com a emoção e a alegria, com o espírito empreendedor e aventureiro para estimular a sua curiosidade. Quién sabe con lo que os vais a encontrar? Até os mais velhos ficarão surpreendidos!
Para o transporte
Se vão viajar de carro, devem prestar atenção. Todos nós sabemos que o nosso bebé deve disfrutar da melhor cadeira, sobretudo em viagens de média ou longa distância. Assim há que ir adquirir o seu próprio assento ou cadeira.
Deve ser cómodo e ergonómico, que cause o mínimo incomodo possível ao bebé. Na hora de o colocar no veículo, devemos ter em conta de que ele não está muito perto do ar acondicionado, porque o nosso filho pode resfriar-se. E para protegê-lo dos raios solares, nada melhor que um protetor contra o sol?
É recomendado, para além disso, que levemos os brinquedos para poder distrair o bebé. Se é um brinquedo novo, ainda melhor! Desta forma, a curiosidade e o entusiasmo serão maiores e a viagem irá parecer-lhes mais curta.
A disfrutar de um passeio?
Por fim chegaram e a primeira coisa na vossa lista de desejos é conhecer melhor o vosso. A caminhar! Aproveitem a hora avançada da tarde, onde não incida muito o sol e levem um bom portabebés, pois este irá proporcionar conforto ao bebé. Além disso, irão estreitar muito mais os laços afetivos por o terem tão perto de vós. Outra opção é um carrinho todoterreno, ideal para caminhos empedrados e de campo. Nada se os resistirá!
Praia, sol e proteção
Se o vosso destino é a praia, boa escolha! Não há nada melhor que sentir a água a molhar os vossos pés. Mas cuidado com o sol pois pode fazer-vos passar mal. O que devemos levar connosco?
- Primeiro, proteção solar. Nestes casos, devemos escolher o que nos ofereça um nível de fator solar maior. No bebé, devemos colocar-lhe uma generosa camada de creme a cada hora.
- Igualmente, aconselhamos não expor o vosso filho ao sol durante a ida à praia. Tenham uma pequena tenda que o proteja dos raios UVA. Outra ideia muito divertida é uma piscina insuflável, desta forma facilitamos o seu contacto com a água do mar.
- Outra forma de manter o bebé protegido é vestir-lhe uma t-shirt de banho que o proteja bem dos raios UVA e proporcione uma secagem rápida. Uns sapatinhos térmicos, para além de ser uma tendência atual para a praia, protegem os pés do bebé do calor abrasador da areia.
É hora de comer!
Enquanto os mais velhos disfrutam da gastronomia local, o bebé tem que se alimentar e hidratar bem. E para que a sua comida se mantenha em bom estado durante a viagem, uma bolsa térmica será a melhor solução. A comida preparada em casa, como a fruta ou as papas, irão manter o seu sabor e a frescura natural.
Não se esqueçam da colher! Recomendamos usar uma de borracha, de tacto suave e macio que se adapte à boca do vosso filho. Outra alternativa muito utilizada é a colher dispensadora, que permite alimentar o bebé com uma só mão.
E para sestas e descansos…
Tenham sempre à mão repelentes de mosquitos. Nas zonas húmidas, o normal é encontrarem-se os temidos mosquitos. Evitem-nos! Os repelentes compostos por icaridina não irritam a pele do bebé.
E para que durma pacificamente, não se esqueçam do berço de viagem. Existem numerosas opções rebatíveis para que o levem e guardem no carro com a maior comodidade. O bebé necessita do seu próprio espaço até durante as férias, e para dormir fresco e tranquilo, esta é a melhor alternativa. Boa viagem!